DECÁLOGO SALESIANO

A 31 de janeiro, celebra-se a festa de São João Bosco, um grande educador, fundador dos salesianos. O seu método resume-se a três palavras: razão, religião e amabilidade.

A partir da pedagogia salesiana, alguém redigiu este decálogo para os pais.

  1. Valorize o seu filho. Quando respeitado e amado, o jovem progride.
  2. Acredite nele. Mesmo os jovens mais difíceis têm bondade no coração.
  3. Ame e respeite o seu filho. Mostre-lhe que está a seu lado, olhe-o nos olhos.
  4. Elogie o seu filho sempre que puder, mas com verdade. Quem não gosta de elogios?
  5. Compreenda-o. O mundo de hoje é complicado, rude e competitivo. Quem sabe se o seu filho não está a precisar de si?
  6. Alegre-se com o seu filho. Tanto quanto nós, jovens são atraídos por um sorriso. A alegria e o bom humor atraem os meninos como o mel.
  7. Aproxime-se do seu filho. Viva com o seu filho. Conheça os seus amigos. Procure saber onde ele vai, com quem está. Convide-o a trazer os amigos para sua casa.
  8. Seja coerente com o seu filho. Não temos direito de exigir de nosso filho atitudes que não temos. Quem não é sério, não pode exigir seriedade. Quem não respeita, não pode exigir respeito.
  9. Prevenir é melhor que castigar o seu filho. Quem é feliz, não sente a necessidade de fazer o que não é direito. O castigo magoa, a dor e o rancor afastam os pais dos filhos. Pense sete vezes antes de castigar, nunca com raiva.
  10. Reze com o seu filho. No princípio, pode parecer estranho. Mas a religião precisa de ser alimentada. Quem ama a Deus, amará também o seu próximo.

 

 

 

Fonte:

Jornal Cavaleiro da Imaculada

Nº 994|janeiro de 2017

Check Also

Tens de vencer o teu orgulho

O orgulho é um erro que faz parte da nossa natureza, sendo que me é …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.