29 de janeiro de 2017 – 4º Domingo do Tempo Comum -Ano A

Jesus propõe aos seus seguidores um ideal de vida que conduz à santidade: o caminho das Bem-aventuranças. As Bem-aventuranças não são uma teoria, um bom desejo de Jesus, mas uma das maiores descrições do que o próprio Jesus foi e viveu. Acontece comigo a mesma coisa? Acaso as Bem-aventuranças descrevem também a minha vida?

Buscai o Senhor

O Povo de Deus tinha ficado reduzido a um pequeno resto, depois da deportação para Babilónia. A voz do profeta Sofonias infunde uma nova esperança, convidando a procurar o Senhor, confiando humildemente na segura e eficaz proteção divina; «Procurai o Senhor, vós todos os humildes da terra!» Confiar em Deus e não em si mesmo, nem nos meios humanos. Deste modo o povo de Deus encontrará alimento e poderá repousar em segurança, sem que ninguém o perturbe. Também o salmista fez a experiência da divina providência. Cheio de confiança diz que o «Senhor ampara os fracos, sustenta o órfão e a viúva, dá pão aos famintos, Ele os ama justos», numa palavra, Ele protege os humildes. S. Paulo, por seu lado, também sabe que «Deus escolheu o que não tem valor, escolheu o que é fraco aos olhos do mundo para confundir o que é forte», ou seja, Deus escolhe os humildes, aqueles que confiam no auxílio divino e não põem a sua esperança unicamente nos meios humanos.

Bem-aventurados

«Felizes os pobres que o são no seu íntimo porque é deles o reino dos Céus!»

«Felizes os humildes porque possuirão a terra como herança.»

Faz-nos bem ouvir a voz do divino Mestre repetindo-nos estas palavras de vida eterna! As Bem-aventuranças são a solene proclamação da boa nova. Jesus diz que o Reino dos Céus é para aqueles que são capazes de acolher o dom gratuito de Deus. As bem-aventuranças bíblicas apresentam-se como uma proposta de vida em plenitude para àqueles que assumem certos comportamentos na sua peregrinação terrena: comportamentos de desprendimento, de misericórdia, pureza, humildade, mansidão. Trata-se de uma proposta capaz de encher a vida de alegria e felicidade, já no tempo presente. O sermão da montanha, deixa-nos ouvir o novo Moisés, apontando aos seus discípulos o caminho que conduz ao Reino dos Céus. Podemos resumir: aos humildes Deus enriquece-os com os seus bens, com a felicidade eterna. Humildes são todos os que confiam em Deus, «os que se gloriam no Senhor» e não nas suas qualidades ou nos seus bens.

Vejamos a nossa vida espiritual à luz desta mensagem evangélica! Quando ouvimos Jesus proclamar as bem-aventuranças, reconhecemo-nos em algumas delas? Puros de coração? Misericordiosos? Mansos e humildes de coração? Pacientes na tribulação? Construtores da paz? Então, «alegrai-vos e exultai,» diz o Senhor! Porque é este o caminho da Bem-aventurança eterna!

Check Also

Mensagem para o dia da Mãe da Comissão Episcopal do Laicado e Família

5 de maio de 2024 No primeiro Domingo deste mês de maio celebramos o Dia …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.