CREMOS…

Cremos em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

Cremos que este Deus único é absolutamente uno na sua essência infinitamente santa, assim como em todas as suas perfeições, na sua omnipotência, na sua ciência infinita, na sua providência e no amor. Ele é Aquele que é, como revelou Moisés: Ele é Amor, como o Apóstolo São João nos ensinou: de tal maneira que estes dois nomes, Ser e Amor, exprimem inefavelmente a mesma divina realidade d’Aquele que se quis dar a conhecer a nós e que, «habitando numa luz inacessível», é, em si mesmo, acima de todo o nome, de todas as coisas e de toda a inteligência criada. Só Deus pode dar-nos o conhecimento exato e pleno de si mesmo, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo, eterna vida, de que nós somos chamados a participar, aqui na terra, na obscuridade da fé, e, depois da morte, na luz eterna. As relações mútuas que constituem eternamente as três Pessoas da Santíssima Trindade, que são, cada uma delas, o único e mesmo Ser divino, são a bem aventurada vida íntima de Deus três vezes santo, infinitamente acima de tudo o que podemos conceber à maneira humana. Entretanto, rendemos graças à Bondade divina pelo facto de numerosíssimos crentes poderem dar testemunho connosco, diante dos homens, da Unidade de Deus, embora não conheçam o Mistério da Santíssima Trindade.

Cremos, portanto, no Pai que gerou eternamente o Filho; no Filho, Verbo de Deus, que é eternamente gerado; no Espírito Santo, Pessoa incriada, que procede do Pai e do Filho, como seu eterno Amor. Assim, nas três Pessoas divinas, «coaeternae sibi et coaequales», superabundam e consumam-se na superexcelência e glória próprias do Ser incriado, a vida e a felicidade de Deus perfeitamente uno, e sempre «deve ser venerada a Unidade na Trindade e a Trindade na Unidade».

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.