Cores das velas da coroa do Advento

O que é a Coroa de Advento? Diz o Directório sobre a Religiosidade Popular e a Liturgia: «A disposição de quatro velas numa coroa de ramos sempre verdes, em uso sobretudo nos países germânicos e na América do Norte, tornou-se símbolo do Advento nas casas dos cristãos. A coroa de Advento, com o progressivo acender das quatro velas, domingo após domingo, até à solenidade do Natal, é memória das várias etapas da história da salvação antes de Cristo e símbolo da luz profética que, pouco a pouco, iluminava a noite da espera expectante até ao nascimento do Sol de justiça (cf. Mt 3, 20; Lc 1, 78)» (EDREL 5746).
Aqui temos o essencial da Coroa de Advento, presente no texto que acabámos de citar. Trata-se, portanto, de um suporte que tanto pode ser redondo como noutra qualquer forma (linear, quadrangular ou em espiral ascendente), revestido de ramos verdes, sobre o qual se colocam quatro velas. O conjunto deve situar-se perto do altar ou do ambão da Palavra (se for numa igreja), ou num lugar adequado (em ambiente familiar ou escolar).
Estas velas vão sendo acesas, domingo após domingo, ao longo das quatro semanas do Advento: no primeiro domingo acende-se uma; no segundo, duas; no terceiro, três; no quarto, quatro. No Natal, pode acrescentar-se uma quinta vela, branca, até ao final do Tempo do Natal.
As velas, podem ser antecipadamente colocadas na coroa, onde irão sendo acesas em cada domingo, no início da celebração, ou ser levadas, domingo após domingo, por crianças da catequese ou por acólitos, na procissão de entrada da Missa. Neste último caso, podem ir já acesas na procissão, ou acender-se apenas ao colocá-las na coroa.
O que deve ficar bem claro, é que o Natal é mais importante que a espera do Advento. Como diz o texto do Directório, a Coroa de Advento é memória das várias etapas da história da salvação antes de Cristo e símbolo da luz profética que, pouco a pouco, iluminava a noite da espera expectante até ao nascimento do Sol de justiça.
O nosso consulente faz uma pergunta à qual ainda não respondemos. Gostaria de saber a ordem das cores das velas da coroa de Advento, isto é, qual a cor a ser acesa no 1º, 2º, 3º e 4º Domingos do Advento.
Se até agora respondemos citando e comentando o documento fundamental sobre o tema que é o Directório, a partir daqui as nossas palavras e opiniões valem o que valem, pois não se apoiam sobre nenhum documento oficial da Igreja. Mas parece-nos que seria lógico começar por acender a vela roxa (cor litúrgica do Advento), e sucessivamente ir passando àquelas cores que melhor se enquadrem na própria celebração litúrgica, tendo em conta as leituras, as orações ou mesmo alguma pequena celebração especialmente preparada para o início da Missa, reservando, se for o caso, a cor branca para o dia de Natal e para o Tempo do Natal.
Para lá do roxo no início e do branco no fim do Advento (ou já no próprio Natal), pensamos que é preferível deixar à iniciativa e sensibilidade de cada paróquia a escolha das cores para os segundo e terceiro domingos do Advento. A variedade, neste caso, é sinónimo de vida.

Fonte:
(In “A beleza da liturgia”, p. 609)