Conferência do Pe. Carlos Aquino: o sentido do espaço litúrgico: do templo de pedras vivas à casa da beleza para o canto novo

Introdução

Início por vos convidar a escutar as palavras da Igreja em oração, que bem nos introduzem nesta singela reflexão sobre o sentido do espaço litúrgico e o mistério do verdadeiro Templo de Deus.
“Vos fizestes de todo o universo o templo da vossa glória, para que em toda a parte o vosso nome fosse glorificado, mas não recusais lugares a Vós consagrados para a celebração dos divinos mistérios: por isso, exultantes de alegria, dedicamos à vossa majestade esta casa de oração, construída pelo trabalho humano. / Nesta casa se anuncia o mistério do Templo verdadeiro e se prefigura a imagem da celeste Jerusalém: do Corpo de Vosso Filho, nascido da Virgem Maria, fizeste o templo a Vós consagrado, para que nele habitasse a plenitude da divindade. / E constituístes a Igreja como cidade santa, edificada sobre o alicerce dos Apóstolos, tendo como pedra angular o próprio Cristo Jesus; mas que há-de erguer-se, construída com pedras escolhidas, vivificadas pelo Espírito Santo, cimentadas pela caridade, cidade onde sereis tudo para todos pelos tempos sem fim e onde brilhará perpetuamente a luz de Cristo” (Prefácio I No Dia da Dedicação de uma Igreja).

Muitas vezes estas palavras timbradas pela fé suscitaram o nosso canto de louvor: Nós somos as pedras vivas do Templo do Senhor: povo sacerdotal, Igreja santa de Deus. Nós somos as pedras vivas do templo do Senhor.

 

 

autor: Pe. Dr. Carlos Manuel Patrício de Aquino 

         Coordenador do Departamento de Liturgia da Diocese do Algarve 

Fonte: Paróquia de São Luís – Faro 

19 de junho de 2017 

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.