Concerto de encerramento do ano litúrgico trará ao Algarve duas referências da música cristã nacional

A paróquia de São Pedro de Faro promove no próximo dia 24 deste mês uma celebração de encerramento do ano litúrgico, que na Igreja Católica se assinala com a solenidade de Cristo-Rei no próximo dia 25 de novembro.

A iniciativa, que terá lugar pelas 18h na igreja matriz de São Pedro, será constituída por um concerto de oração que trará de novo ao Algarve duas referências do panorama musical cristão nacional: Claudine Pinheiro e David Neutel, que a acompanhará.

Claudine Pinheiro é uma referência na música católica em Portugal. Lançou em 2008 o primeiro álbum com temas originais – “Capaz de Ti” – que incluiu também quatro canções traduzidas e adaptadas do castelhano (Nico Montero/Brotes de Olivo). Nesse ano marcou presença na segunda edição do Festival Jota e, a partir daí, tem voltado regularmente àquele evento, tendo feito parte dos cartazes das edições de 2009, 2012, 2013 e 2015, esta última realizada no Algarve.

Nesta edição daquele festival de música católica, realizada no Vale das Almas, em Faro, apresentou temas do seu derradeiro trabalho discográfico, intitulado “Até quando?”, um álbum que parte de perguntas da Bíblia e que seria lançado no final daquele ano.

Mas antes da última edição do Festival Jota, Claudine Pinheiro já tinha vindo ao Algarve. Em 2013, o programa da Jornada Diocesana da Juventude incluiu um concerto seu na igreja de São Pedro de Faro.

A cantora de melodias simples, letras e interpretações intimistas que procuram conduzir quem as ouve a um clima de recolhimento, reflexão e oração, esteve pela última vez no Algarve no dia 24 de março deste ano em concerto orante na paróquia de Albufeira.

David Neutel, cantor, compositor e produtor musical de inúmeros trabalhos discográficos veio ao Algarve em 2012 e em 2014 participar como cantor nas duas últimas edições do “Be.alive”, em Faro, um evento promovido pela Igreja Evangélica da Ação Bíblica para a juventude. Como interprete, lançou o seu primeiro álbum em 2011, intitulado “P’ra Além do Véu”, com uma sonoridade marcadamente pop/rock. No ano seguinte, editou um novo cd com o título “A Glória do Rei”, tendo participado na edição de 2012 do Festival Jota onde apresentou o trabalho.

O concerto do dia 24 de novembro, realizado em sintonia com as restantes paróquias da cidade, será aberto a quantos queiram estar presentes.

O início do ano litúrgico acontece anualmente com o chamado tempo do Advento, compreendendo os quatro domingos anteriores ao Natal, e conclui-se no domingo anterior com a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Fonte:https://folhadodomingo.pt