Comunicado do Conselho Permanente da CEP

1. O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa esteve reunido esta tarde em videoconferência e analisou a situação de emergência que estamos a viver face à pandemia do Covid-19, procurando de modo livre e consciente os melhores caminhos para a realização da missão da Igreja.

2. O Conselho manifesta a sua solidariedade para com toda a população pela sua atitude de cuidada prevenção ao longo desta situação; reconhece em particular a forma como os cristãos seguiram as normas e orientações da Santa Sé, da Conferência Episcopal e das Dioceses; exprime a sua oração pelas vítimas desta epidemia e seus familiares; está solidária com os doentes infetados e com os que estão na linha da frente como os profissionais de saúde, as forças de segurança e os que trabalham nos lares e outras instituições sociais; reconhece o papel de presença constante dos capelães hospitalares junto dos doentes, médicos, enfermeiros e demais auxiliares de saúde.

3. Como aconteceu no princípio desta epidemia, o Conselho Permanente está a preparar orientações gerais, em diálogo com as autoridades governamentais e de saúde, para quando terminar esta terceira fase do estado de emergência, com a retomada possível e gradual das celebrações comunitárias da Eucaristia e outras manifestações cultuais.

4. A Conferência Episcopal realizará a Assembleia Plenária de 15 a 17 de junho em Fátima, tendo como ponto principal a eleição dos seus Órgãos para o triénio 2020-2023.

Lisboa, 21 de abril de 2020