Comunicações Sociais: Conferência Episcopal apresenta mensagem do Papa sobre a inteligência artificial

Igreja Católica manifestou «extrema preocupação» com a «sobrevivência pessoal e dos meios onde trabalham» os jornalistas

 

Lisboa, 15 jan 2024 (Ecclesia) – A Comissão que coordena o setor da comunicação social na Conferência Episcopal Portuguesa vai apresentar no dia 24, em Viana do Castelo, a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, sobre “Inteligência artificial e sabedoria do coração”.

Na carta/convite para a apresentação da mensagem do Papa, o presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais e a diretora do respetivo secretariado nacional sublinham a importância da “sabedoria do coração”, “uma expressão muito própria do Papa Francisco, na forma como nos pede para realizarmos “uma comunicação plenamente humana”.

D. Nuno Brás e Isabel Figueiredo recordam que a apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais tem decorrido, os últimos anos, em diferentes dioceses de Portugal, “numa relação direta com os respetivos Secretariados Diocesanos e procurando reunir os órgãos locais de comunicação social”.

“Este ano estaremos em Viana do Castelo, a quem agradecemos desde já, o pronto acolhimento à presença de todos, com um programa diversificado ao longo do dia; haverá um momento de encontro com alunos do ensino secundário, um almoço com jornalistas seguido de debate sobre inteligência artificial e jornalismo e a terminar a apresentação da Mensagem do Papa”.

A mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais vai ser apresentada por D. Nuno Brás, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, após um debate sobre inteligência artificial e jornalismo com a participação de Andrea Cruz, jornalista da Agência Lusa em Viana do Castelo, Daniel Catalão, jornalista da RTP, e Octávio Carmo, chefe de redação da Agência ECCLESIA.

“É sempre com muito gosto que fazemos o convite a todos e todas as jornalistas, assim como a todas as pessoas interessadas pelo mundo comunicação, para se juntarem a nós neste dia, e assim podermos debater temas que nos dizem diretamente respeito”, afirma a carta/convite.

Na mensagem dirigida aos secretariados diocesanos, aos jornalista e colaboradores dos meios de comunicação social, D. Nuno Brás e Isabel Figueiredo manifestam “extrema preocupação” com a sobrevivência pessoal dos jornalista e dos meios em que trabalham.

“Numa altura em que todos partilhamos a extrema preocupação de tantos profissionais de comunicação, em termos de sobrevivência pessoal e dos meios onde trabalham, seremos mais uma voz a afirmar a importância decisiva do jornalismo na defesa da democracia e da liberdade que temos”, afirma o documento.

A apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais vai decorrer no Colégio do Minho, a partir das 14h30, numa sessão moderada pelo padre João Basto, diretor do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais de Viana do Castelo.

PR

Check Also

Sínodo: Conferência Episcopal promove encontro nacional para debater implementação do documento final

Iniciativa vai reunir 280 participantes das várias dioceses Fátima, 08 jan 2025 (Ecclesia) – A …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.