Catequese: Conferência Episcopal propõe modelo onde «tanto aprendem os filhos como os pais»

Carta pastoral hoje divulgada aposta na «Catequese Familiar» e pede às comunidades para dedicar um domingo por ano «inteiramente» à Sagrada Escritura

Lisboa, 26 mai 2017 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou hoje a carta pastoral sobre a catequese onde afirma que a Catequese Familiar’ é a “mais completa e eficaz” e pede às paróquias para dedicar um domingo “inteiramente” à Sagrada Escritura.

Com a Catequese Familiar “tanto aprendem os filhos como os pais” e “é com os pais que os filhos mais facilmente crescem para o amor que deles recebem – o amor que tem a sua fonte última e principal em Deus”, referem os bispos de Portugal no documento “Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo”.

O episcopado lembra que a Catequese Familiar foi proposta pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã há seis anos e “está delineada e construída a partir dos materiais da catequese da infância (catecismos e guias) e contempla as exigências pedagógicas de uma tarefa desenvolvida em família, na família e com a família”.

A Catequese Familiar “caracteriza-se ainda por nela se envolverem simultaneamente a família e a paróquia”, acrescenta a carta pastoral.

O documento do episcopado, aprovado na última Assembleia Plenária da CEP e agora divulgado, reconhece que o modelo de Catequese Familiar “não é fácil de implementar” por causa da “dispersão dos pais por muitos compromissos”, a “deficiente escolarização e as carências materiais e culturais”, a “separação nas famílias, que pode impedir que ambos os pais participem nos encontros” e também pela falta de “catequistas preparados”.

“Mas não são obstáculos intransponíveis. A preparação e a sensibilização, com tempo e persistência, podem fazer-se”, sublinha o documento.

A carta pastoral analisa o ambiente em que decorrem as sessões de catequese, insiste na necessidade do “primeiro anúncio” às novas gerações enquanto “anúncio principal, aquele que se tem de voltar a ouvir sempre de diferentes maneiras”, a fazer de “modo vivenciado” e na promoção de um encontro com Cristo.

“Todo o encontro de catequese tem de ser encontro com Ele. Porque é Ele quem, vindo ao nosso encontro, nos pode despertar para a fé, uma fé que atinja todo o nosso ser: a cabeça, o coração e as mãos”, acrescenta o documento.

A carta pastoral da CEP reflete sobre a catequese na atualidade a partir de seis partes: “No coração da catequese”, “É Cristo que vem ao nosso encontro”, “Lugares do encontro”, “Mediadores do encontro”, “Destinatários do encontro”, e “A alegria do encontro”.

Neste documento, o episcopado português pede a todas as comunidades que dediquem um domingo por ano “inteiramente à Palavra de Deus”, concretizando o desejo do Papa Francisco expresso no fim do Jubileu da Misericórdia.

A CEP sugere como data para o domingo dedicado à Bíblia o dia em que “se celebra a Festa da Palavra conclusiva do ano catequético dedicado à Sagrada Escritura”.

A carta pastoral ‘Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo’ é um documento com 64 páginas, está disponível na página da internet da Conferência Episcopal Portuguesa e pode ser adquirido nas livrarias a partir de junho.

PR

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.