Campanha de Natal da Diocese do Algarve para a catequese tem como pano de fundo a JMJ 2023

A Diocese do Algarve lançou no passado dia 15 deste mês a campanha para a catequese de preparação para o Natal.

O Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve, que promove a iniciativa apresentada em direto através do seu perfil no Facebook, realça tratar-se de “uma caminhada ao longo de quatro semanas que terá no dia de Natal o seu centro, não como meta, mas como proposta de caminho”.

A campanha, sob o tema “Eu caminho para o Natal porque o Natal caminha ao meu encontro”, irá desenvolver-se de 28 de novembro a 25 de dezembro, alicerçada “em múltiplas propostas diocesanas e tendo como pano de fundo a Jornada Mundial da Juventude de 2023 a acontecer em Lisboa”, procurando “lançar sinais de execução simples para serem vividos em comunidade, na catequese e em família”.

“Diríamos ainda que este percurso pode e deve ser um caminho pessoal que se faz de forma comunitária como o título sugere. Acreditamos que talvez este seja o melhor ponto de partida. Queremos ainda assim, fazer da família, o lugar onde se prepara o Natal, e da casa de cada um o coração onde o Menino Deus quer nascer”, refere a introdução à proposta, pedindo que não se deixe “que os sinais fugazes, de uma celebração aparente, apaguem O Sinal perene que é motivo de Salvação para todos”.

Na apresentação que fez da mesma, o padre Pedro Manuel, diretor do Secretariado da Catequese da Diocese do Algarve, adiantou que “algumas figuras e atitudes” ajudarão a “viver melhor esta etapa preparatória”. “Como companheira de caminho teremos Maria, que se levantou apressadamente em direção à casa de Isabel para lhe levar a boa notícia do Evangelho Vivo que se prepara para nascer e que tem em João Baptista o especial precursor”, explica-se na campanha que também destaca a figura de São José.

O sacerdote realçou as três dimensões em que a iniciativa terá desenvolvimento: “a catequese, a celebração da eucaristia dominical e a vivência em família”. “Em cada uma destas circunstâncias teremos alguma dinâmica simples, facilmente adaptável”, referiu, concretizando: “vamos, na catequese, fazer uma caminhada de Advento com uma folha de papel A4, dobrada ao meio, que fica com quatro páginas. Em cada uma destas páginas, em cada semana, vamos construindo uma oração. De maneira que cada criança, adolescente, catequista, adulto possa chegar ao quarto domingo do Advento e tenha quatro orações orientadas, feitas por si, para rezar em família, individualmente, quando vai à igreja ou até antes de dormir”. Essa oração é dirigida a Nossa Senhora.

Na introdução da campanha é ainda proposto “que em cada família se construa o presépio e ainda, onde for possível, um pequeno altar com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz e o ícone de Nossa Senhora – onde se podem ir colocando os diferentes gestos e realizando as diferentes dinâmicas”. É pedido que se reze diariamente a oração escrita na catequese e que se acenda uma vela da Cáritas junto ao presépio ou ao altar da JMJ. O padre Pedro Manuel explicou que esse gesto pretende marcar a “vivência pessoal, familiar e comunitária ao longo do tempo do Advento”.

A apresentação de propósitos ou do nome de pessoas para colocação no espaço do presépio ou junto à cruz da JMJ no momento da oração ou a elaboração de um postal de Natal para deixar junto da manjedoura do presépio da paróquia são algumas das dinâmicas propostas para serem realizadas em família.

As famílias são ainda convidadas, no terceiro domingo do Advento, a um “gesto simbólico da partilha”. “No ofertório levamos para junto do altar algum bem alimentar não perecível para que os serviços sóciocaritativos da cada comunidade possam ajudar a minorar as necessidades daqueles que menos têm”, explicou o diretor do Secretariado Diocesano da Catequese.

Na eucaristia dominical da comunidade paroquial será semanalmente realizado o gesto de colocação de um dístico em lugar visível. A campanha propõe ainda para cada semana o hino de uma das JMJ para ser ouvido em família ou na catequese.

O Advento, é o tempo (o primeiro) do ano litúrgico, que precede e prepara o nascimento de Cristo, constituído, no calendário religioso, pelas quatro semanas que antecedem o Natal.

Fonte:https://folhadodomingo.pt