Bispo do Algarve nomeou párocos, vigários e administradores paroquiais para várias paróquias

O bispo do Algarve fez nomeações de párocos, vigários e administradores paroquiais para várias paróquias algarvias.

Em comunicado enviado ao Folha do Domingo, a diocese algarvia explica que as mudanças são sobretudo motivadas pela saída da congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas) do Algarve, após mais de 50 anos de serviço nas paróquias do concelho de Lagos e algumas no de Vila do Bispo.

Padre Nelson Rodrigues • Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Assim sendo, para as paróquias de Barão de São Miguel, Bensafrim, Luz de Lagos, Santa Maria e São Sebastião de Lagos foram nomeados os padres Nelson Rodrigues, de 33 anos, que era pároco de Silves desde 2017, e Vasco Figueirinha, de 34 anos, que era vigário paroquial das paróquias de Loulé e Querença desde 2020. As paróquias do concelho de Lagos incluem ainda as comunidades de Almádena, Barão de São João, Espiche, São João (ao serviço da Igreja Ortodoxa Romena), Sargaçal e Senhora dos Aflitos.

Padre Vasco Figueirinha • Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Os sacerdotes tomarão posse no dia 31 deste mês em hora e local a anunciar brevemente. O bispo diocesano explicita que o apoio pastoral do padre Vasco Figueirinha será prestado, sobretudo, aos fins de semana porque irá frequentar um curso de Música do Instituto Superior de Música de Lisboa, assumindo o sacerdote a pastoral litúrgica das paróquias.

Padre Fernando Rafael Rocha • Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O padre Nelson Rodrigues será substituído em Silves pelo padre Fernando Rafael Rocha, de 43 anos, que era pároco da Conceição de Tavira desde 2017 e da Luz de Tavira e Santo Estêvão desde 2018. A paróquia de Silves inclui ainda as comunidades do Enxerim, Falacho e Poço Barreto. O sacerdote tomará posse no dia 30 deste mês em hora e local a anunciar brevemente.

Padre Rafael Bruno Ferreira

O padre Fernando Rafael Rocha será substituído nas paróquias de Conceição de Tavira, da Luz de Tavira e Santo Estêvão pelo padre Rafael Bruno Ferreira, de 33 anos, nomeado administrador paroquial, que vem para a Diocese do Algarve. O sacerdote é brasileiro, mas estava ao serviço da diocese de São Tomé e Príncipe. As paróquias incluem ainda as comunidades do Livramento e de Cabanas de Tavira. O padre Rafael Ferreira tomará posse no dia 4 de setembro na Luz de Tavira em hora a anunciar brevemente.

Padre António Moitinho de Almeida • Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

D. Manuel Quintas nomeou ainda como pároco de Alvor e do vicariato do Sagrado Coração de Jesus, na Pedra Mourinha, em Portimão, o padre António Moitinho de Almeida, de 35 anos, que era pároco de Aljezur, Bordeira e Odeceixe desde 2019. A paróquia de Alvor inclui as comunidades de Montes de Alvor e Penina. O sacerdote tomará posse no dia 23 deste mês em Alvor em hora a anunciar brevemente.

Padre Fábio Pedro • Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Para as paróquias de Aljezur, Bordeira e Odeceixe, que inclui as comunidades da Carrapateira e Rogil, foi nomeado o padre Fábio Pedro, de 33 anos, ordenado em janeiro deste ano, que estava a colaborar na paróquia de Quarteira. O sacerdote tomará posse no dia 24 deste mês em Aljezur em hora a anunciar brevemente.

Padre Miguel Ângelo Pereira • Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O padre Miguel Ângelo Pereira, que era pároco de Alvor e do vicariato do Sagrado Coração de Jesus na Pedra Mourinha desde 2017, foi nomeado pároco das paróquias de Alte, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, que incluem as comunidades de Benafim e Cumeada. O sacerdote tomará posse no dia 7 de agosto em São Bartolomeu de Messines em hora a anunciar brevemente.

Padre Carlos Matos • Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O padre Carlos Matos, de 52 anos, que era pároco de Alte desde 2008 e de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra desde 2020, irá apoiar em Loulé, como capelão do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecida como Mãe Soberana, o padre Carlos de Aquino que continuará como reitor do santuário e pároco das paróquias louletanas.

Frei Bruno Peixoto

Para as paróquias de Conceição de Faro e Pechão foi nomeado o frei Bruno Peixoto, sacerdote de 39 anos da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), que vem da Diocese de Leiria-Fátima. Aquelas paróquias tinham ficado sem pároco em dezembro do ano passado, após a morte do frei Agostinho Pais Pereira, e desde então estavam entregues à responsabilidade do frei Mário Jorge e do frei José Henriques. O novo pároco tomará posse em data ainda a determinar.

Padre Tiago Pereira

O bispo do Algarve acrescenta que o padre Agostinho Clemente Neto, de 69 anos, da congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos), que era desde 2020 vigário paroquial das paróquias de Altura, Azinhal, Cacela, Castro Marim, Monte Gordo, Odeleite e Vila Real de Santo António, aguarda ainda nomeação a definir com o Superior Provincial da sua congregação. Para a Diocese do Algarve virá ainda o padre Tiago Pereira, de 37 anos, também dehoniano, oriundo da Diocese de Setúbal e que aguarda igualmente nomeação, e o padre Octavian Anderco, sacerdote romeno de 47 anos, que vem da Diocese de Satu Mare, Roménia, para dar apoio pastoral nalgumas paróquias ainda a definir.

Padre Octavian Anderco

Fonte: https://folhadodomingo.pt/

A informação adianta ainda que os padres Octavian Anderco e Rafael Bruno Ferreira estão em processo de incardinação na diocese algarvia.

D. Manuel Quintas refere que estas mudanças só serão possíveis “graças à disponibilidade e generosidade de todos”, de forma a permitir “assumir o serviço pastoral, prestado ao longo de mais de cinquenta anos, pelos missionários redentoristas”.