Bispo do Algarve nomeou novos párocos e novos responsáveis para o Setor da Pastoral Juvenil

O bispo do Algarve nomeou novos párocos e novos responsáveis para o Setor da Pastoral Juvenil da diocese algarvia.

Em informação enviada hoje ao clero do Algarve e também ao jornal Folha do Domingo, D. Manuel Quintas anuncia que o padre António Moitinho será substituído como pároco do vicariato da Pedra Mourinha, em Portimão, pelo cónego Mário de Sousa e como pároco da paróquia de Alvor pelo padre monsenhor Abílio Cardoso, da Arquidiocese de Braga. O padre António Moitinho era pároco daquelas comunidades desde julho de 2022.

O cónego Mário de Sousa acumulará o serviço naquele vicariato com o da paróquia da matriz de Portimão, da qual é pároco desde 2009, tendo associado também o diácono Vítor Sabino, tal como acontece na primeira paróquia. O serviço de ambos no vicariato terá início no dia 17 de outubro.

O padre monsenhor Abílio Cardoso era pároco da paróquia de Barcelos desde 2004 e foi autorizado pela Arquidiocese de Braga à vivência de um tempo sabático. O sacerdote, de 70 anos – que entre 1981 e 1991 foi pároco das paróquias de Mosteiro e de Vieira do Minho daquela diocese – é natural de Marinhas (Esposende) e foi ordenado sacerdote a 17 de julho de 1977. Durante muitos anos foi reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Paris. O serviço na paróquia de Alvor terá início no dia 15 de outubro.

Como já tinha sido antecipado pelo Folha do Domingo, o bispo do Algarve anunciou igualmente a nomeação do padre Vítor Lamosa Pereira, de 64 anos, como pároco in solidum das paróquias de Nossa Senhora do Amparo de Portimão, Mexilhoeira Grande e Odiáxere, continuando o padre Domingos da Costa, também jesuíta, como pároco moderador daquelas paróquias.

O padre Vítor Lamosa vem integrar a comunidade algarvia dos sacerdotes da Companhia de Jesus (jesuítas), substituindo o padre Nuno Tovar de Lemos, que tinha vindo em 2016 para a diocese algarvia e que agora deixará o Algarve. O padre Vítor Lamosa Pereira passou grande parte da sua vida, como jesuíta, em Moçambique (Tete), tendo sido superior, pároco e mestre de noviços e regressado a Portugal em 2018. Até agora era superior da comunidade da Covilhã dos jesuítas e capelão do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira. O serviço do padre Vítor Lamosa Pereira nas paróquias algarvias terá início no dia 8 de outubro em Eucaristia a celebrar na igreja de Nossa Senhora do Amparo em Portimão.

O bispo diocesano anunciou ainda a nomeação do padre Rafael Ferreira como pároco das paróquias de Conceição de Tavira, Luz de Tavira e Santo Estêvão, das quais era administrador paroquial desde setembro de 2022.

Relativamente ao Setor Diocesano da Pastoral Juvenil, D. Manuel Quintas informa que nomeou como coordenador João Costa e como assistente o padre Samuel Camacho. João Costa já pertencia à equipa daquele organismo e foi o delegado diocesano para a Jornada Mundial da Juventude deste ano em Lisboa e um dos coordenadores do Comité Diocesano Organizador do Algarve daquele encontro mundial com o Papa no passado mês de agosto. O padre Samuel Camacho acumulará este serviço com o de diretor do Secretariado da Pastoral Vocacional da diocese que assumiu em 2022 e com o de membro da equipa formadora do Seminário de Faro, à qual pertence desde 2020.

Fonte: https://folhadodomingo.pt