Bispo do Algarve diz que a imagem peregrina de N. Sra. de Fátima na diocese ajudará a celebrar bem este Natal

O bispo do Algarve considera que a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima na diocese constituirá “um período muito rico e muito enriquecedor” que ajudará a celebrar bem este Natal.

“Este ano temos muita sorte porque vamos ter cá a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a passar o Natal connosco. Vai ser verdadeiramente um tempo de graça e de dom e uma ajuda muito grande para todos nós porque teremos entre nós a Mãe de Jesus e nossa Mãe que nos vai ajudar a celebrar bem este Natal”, afirmou D. Manuel Quintas no passado sábado na eucaristia, em Olhão, na qual tomou posse o novo pároco daquela paróquia.

No domingo, em Odiáxere, o prelado voltou a referir-se à visita na missa de tomada de posse do novo pároco local, deixando um apelo. “Que bom que seria que desde o dia 6 de dezembro ao dia 1 de janeiro todos nos sentíssemos unidos àquelas paróquias por onde a imagem está a passar e que, sobretudo nesses dias, até rezássemos o terço em comunhão com a paróquia que está a receber a imagem peregrina”, afirmou.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que iniciou em maio deste ano uma peregrinação de um ano às dioceses portuguesas, chega ao Algarve no próximo dia 6 de dezembro vinda da vizinha Diocese de Beja.

A chegada está prevista para as 15.30h, no Ameixial, onde se realizará uma celebração de acolhimento, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, seguindo depois para Faro, onde será feita, pelas 18.30h, a celebração de acolhimento, após a qual irá em procissão até à Sé.

A imagem permanecerá no Algarve até ao dia 1 de janeiro de 2016, passando por várias paróquias algarvias, conforme o programa já divulgado. No primeiro dia de 2016 irá para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, para participar na missa estacional de abertura da Porta da Misericórdia. Após a eucaristia, presidida pelo bispo do Algarve, será feita a despedida da imagem que no dia 2 de janeiro será entregue às 15.30h à Diocese de Santarém, em Almeirim.