O bispo do Algarve celebra na próxima quinta-feira, 3 de setembro, 20 anos de ordenação episcopal.

Foto © Luís Guerreiro

Foi no dia 3 de setembro do ano 2000 que D. Manuel Quintas foi ordenado na Sé de Silves, por D. Manuel Madureira Dias, então bispo do Algarve. Na celebração, que ali teve lugar pelas 16h, foram bispos coordenantes D. António Braga, então bispo de Angra do Heroísmo, e D. António Rafael, então bispo de Bragança, diocese natal do ordenado.

Para assinalar a data, D. Manuel Quintas presidirá no próximo dia 3 deste mês, pelas 11h, à eucaristia na Sé de Silves.

Foto © Luís Guerreiro

D. Manuel Neto Quintas nasceu em Mazouco, concelho de Freixo de Espada à Cinta (Trás-os-Montes), em 27 de agosto de 1949. Foi ordenado presbítero a 12 de junho de 1977 em Coimbra, pelo bispo da diocese D. João Alves, na abertura, em Portugal, da celebração do primeiro centenário da sua congregação.

Foi nomeado bispo auxiliar da Diocese do Algarve, com o título de Elicroca, pelo papa São João Paulo II a 30 de junho de 2000, serviço que desempenhou depois da ordenação episcopal até 22 de abril de 2004, data em que foi nomeado bispo da diocese algarvia, sucedendo a D. Manuel Madureira Dias. Enquanto bispo auxiliar da diocese algarvia foi também vigário geral.

Tomou posse como bispo do Algarve a 27 de junho de 2004, sendo o 33º bispo desde a transferência da sede episcopal da cidade de Silves para Faro no século XVI.