Atividades para jovens católicos algarvios foram apresentadas em Quarteira

O Secretariado da Pastoral Juvenil, o Secretariado da Pastoral Vocacional, o Movimento dos Convívios Fraternos e o Centro Diocesano de Acólitos da Igreja Católica algarvia reuniram-se na última sexta-feira à noite com os responsáveis dos grupos paroquiais de jovens (animadores) e os catequistas a partir do 10º ano de catequese para apresentarem o seu programa de atividades (ver abaixo) para o presente ano pastoral 2015/2016, sob o tema “Chamados a viver o Ano Santo da Misericórdia”.

Estes organismos e movimentos da Diocese do Algarve que têm como destinatários da sua ação pastoral jovens com idade superior a 16 anos voltaram a apresentar um plano de trabalho comum, tal como aconteceu o ano passado.

O documento, que foi apresentado na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, inclui como atividades principais para os jovens, não só a Jornada Diocesana da Juventude (Jubileu dos crismandos/jovens nos dias 18 e 19 de março de 2016) para celebrar o Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo papa, mas também a Jornada Mundial da Juventude com Francisco, em Cracóvia, na Polónia, de 26 a 31 de julho do próximo ano.

O acólito (termo de origem grega que significa “acompanhar” ou “seguir”) ajuda o clero católico no serviço do altar, podendo também ser solenemente instituído, o que acontece no âmbito da formação para o sacerdócio.

Calendario_pastoral_jovens_2015_2016