D. Manuel Quintas assinala que «este tempo não deve ser visto como um pré-sínodo»
Faro, 11 out 2021 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai presidir ao caminho sinodal na diocese, este domingo, dia 17, na igreja de São Luís de Faro, e afirmou que “este tempo não deve ser visto como um pré-sínodo, mas como Sínodo 2021-2023”.
D. Manuel Quintas incentivou as paróquias a uma “participação significativa” na Eucaristia deste domingo, 17 de outubro, e a “despertar” as comunidades, com todos os grupos que a constituem “para este caminho, essencialmente, «espiritual», já que se pretende que o protagonista seja o Espírito Santo em todo este processo”.
O bispo do Algarve vai presidir à abertura do processo sinodal na diocese na Missa das 17h00, na igreja de São Luís, em Faro, informa o jornal diocesano.
“Este tempo não deve ser visto como um pré-sínodo, mas já como o Sínodo 2021-2023”, indicou D. Manuel Quintas ao clero.
O jornal ‘Folha de Domingo’ informa que a equipa de contacto e dinamizadora de todo o caminho sinodal na diocese é constituída pelo Secretariado da Comissão Permanente do Conselho Diocesano de Pastoral constituída pelo padre António de Freitas, que é o vigário episcopal para a pastoral, Ana Isabel Horta e irmã Maria Leonor Bernardino, Carmelita Missionária.
O Papa Francisco presidiu este sábado e domingo, dias 9 e 10 de outubro, respetivamente à sessão de abertura da 16ª assembleia geral do Sínodo dos Bispos e à Missa que inaugurou oficialmente o processo sinodal 2021-2023.
O percurso para a celebração do Sínodo está dividido em três fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023, passando por uma fase diocesana e outra continental, que dará vida a dois instrumentos de trabalho distintos, antes da fase definitiva, ao nível mundial.
‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’ é o tema da assembleia convocada pelo Papa Francisco.
CB