Abertas as pré-inscrições para os jovens do Algarve que queiram participar na JMJ 2023

O Comité Organizador Diocesano (COD) do Algarve para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, em Lisboa, está a pedir aos jovens algarvios que tencionam participar no encontro que façam uma pré-inscrição.

“Para preparar este grande encontro surgiu a necessidade de aferir provisoriamente os números de participantes na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”, explica o COD em informação divulgada por email e nas redes sociais.

Lembrando que o evento se destina a adolescentes e jovens “desde os 14 anos até aos 30 anos e respetivos animadores”, aquele organismo ressalva que não se trata de “uma inscrição definitiva, mas apenas uma expressão de vontade em participar na JMJ 2023, uma primeira fase para iniciar posteriormente a inscrição”.

“Como foi sublinhado nas recentes sessões de esclarecimentos, pretendemos uma inscrição única do Algarve em vista a uma participação conjunta e representativa da nossa diocese, com os frutos pastorais consequentes desta unidade”, acrescenta o COD, explicando que “não existem ainda preços oficiais para as modalidades de inscrição nem de transportes” e que, como foi já revelado, se prevê “a abertura das inscrições para o final de outubro”.

A pré-inscrição deverá ser feita através do preenchimento de um formulário online. Para o esclarecimento de dúvidas ou a apresentação de alguma questão, os interessados poderão contatar o COD através do email algarve@lisboa2023.org.

A JMJ em Lisboa decorrerá de 1 a 6 de agosto de 2023. A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. A celebração assinala-se anualmente, a nível diocesano (atualmente na solenidade de Cristo-Rei, último domingo do ano litúrgico), e tem uma edição internacional, a cada dois ou três anos, numa grande cidade, para o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.

A 27 de janeiro de 2019, na conclusão da JMJ na cidade do Panamá, Lisboa foi anunciada como sede do evento em 2022; a edição portuguesa acabou por ser adiada um ano, devido à pandemia de Covid-19, e vai decorrer de 1 a 6 de agosto de 2023.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo depois passado pelas cidades de Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Fonte: https://folhadodomingo.pt