A VIDA É BELA

Um dos filmes mais belos dos últimos tempos, e que recebeu muitos prémios, chama-se «A vida é bela» e foi realizado por Roberto Benigni.

A história passa-se num campo de concentração dos nazis alemães, durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 40 do século XX. Guido é preso e internado com a sua esposa e um pequeno e inocente filho, chamado Josué.

Durante toda a narrativa, vemos o pai a comportar-se como se tudo o que lhes está a acontecer fosse apenas um jogo. Utiliza toda a imaginação para esconder a dura realidade ao seu filho.

O pai deseja manter intactos os sonhos do seu filho, fazendo-lhe crer que a vida é bela, que vale a pena viver, que se pode ver a realidade, mesmo a mais dura, com olhos novos.

Neste início de mais um ano civil, somos convidados a fechar o livro do ano passado com as suas alegrias e dores, e estrear um novo livro. Poderia ter como título o mesmo do filme: «A vida é bela».

A realidade mostra-nos que nem tudo neste mundo é beleza. As tristezas e angústias continuam a ser o pão de cada dia no coração de muitas pessoas, em muitas famílias e no mundo inteiro.

Mas começamos o ano com uma renovada alegria e muita esperança. Mesmo nas noites mais escuras, pensamos nas promessas divinas e cantamos, pois a aurora irá chegar. Vale a pena viver.

 

Autor: Pe. Pedrosa Ferreira

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.