A MISERICÓRDIA COMO DIMENSÃO ESSENCIAL DO CRISTIANISMO

“O Deus da Bíblia é o Deus Santo.

Santo, em hebraico, qaddôsh, quer dizer «separado».

«Separado», não de nós ou da Sua criação, mas de Sl. «Separado» de Sl. É um Deus que SAI de SI, e VEM ao nosso encontro, debruçando-se sobre nós com um amor condescendente, gratuito e radical”. “Com efeito –diz-nos o Concílio -, nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com ele” (DV 21).

O Deus da Bíblia, o Deus dos cristãos, define-se como o Pai que “vem amorosamente” ao nosso encontro. Deus é para nós “transbordante MISERICÓRDIA e GRAÇA, PERDÃO sem medida, BONDADE radical, AMOR gratuito, condescendente, sem retorno. É este o coração da mensagem bíblica, que ainda não chegou a pulsar verdadeiramente na nossa cultura, porque ainda não pulsa verdadeiramente no coração de cada um de nós” –afirma D. António Couto.

O coração da mensagem bíblia, o coração do Evangelho, o coração do cristianismo, é pois, a misericórdia. D. António continua: “Convenhamos que, até hoje, este vinho novo tem sido bebido e vivido e testemunhado apenas por «justos» e por «santos». Mas pode e deve ser o Dom maior que devemos saber oferecer à humanidade deste início do terceiro milénio. O Papa Francisco, nos seus gestos de misericórdia e no seu ensinamento centrado na misericórdia, tem manifestado a urgência de a Igreja servir aos homens de hoje este vinho novo da misericórdia, o que o levou a convocar um jubileu sobre a Misericórdia: “Pensei muitas vezes – diz-nos ele- sobre como a Igreja possa tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. Por isso, decidi convocar um jubileu extraordinário centrado na misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. Queremos vivê-lo à luz da palavra do Senhor: «Sede misericordiosos como o vosso Pai» (cfr Lc6,36)”.

Para o Papa Francisco, “ a Igreja deve ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos possam sentirse acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho” (EG 114). Como o Pai é misericordioso assim o devemos nós para os irmãos.

De facto, na Sagrada Escritura, o nome de Deus é Misericórdia. No cartão de visitas que Deus entrega a Moisés pode ler-se: “Javé, Javé, Deus misericordioso e gratificante, lento para se irar e grande de amor e fidelidade” (Ex 34, 5-6). São Paulo exclama: “Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação” (2 Cor 1,3). Na carta aos efésios, é-nos dito: “Deus, que é rico em misericórdia, pelo amor imenso com que nos amou, precisamente a nós que estávamos mortos pelas nossas faltas, deu-nos a vida com Cristo – é pela graça que vós estais salvos” (Ef 2,4-5). O Evangelista João diz-nos: “Deus amou de tal modo o mundo que lhe entregou o Seu próprio Filho Único, para que todo o que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). E como síntese perfeita, conclui São João: “Deus é amor” (1 Jo 4,1-6). Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem, “por nós homens e para nossa salvação”, é a manifestação de “Deus rico em misericórdia”: “Quem me vê o Pai” (Jo 14,9), durante a sua vida pública, Jesus levou por diante o seu programa messiânico de libertação – pela sua palavra e pelos seus gestos de misericórdia -, como vinha anunciado em Isaías e que Ele assumiu como seu, na sinagoga de Nazaré (cf Lc 4, 18-19). E “amou-nos até ao fim” (Jo 13,1), dando a sua vida por nós, “quando ainda éramos pecadores” (Rm 5,8). E deixou-nos como programa: “que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei”, e acrescentando que é esse amor misericordioso que nos define como cristãos: “Por isto que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 34-35).

 

Fonte

Pe. Basileu Pires, MIC

Semanário Ecclesia nº 1475, abril de 2015

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.