9 de outubro de 2022 – 28º Domingo do Tempo Comum – Ano C

 1. Jesus, tem compaixão de nós

A lepra era uma doença terrível que não tinha cura e ia deformando o corpo, tornando-o numa chaga viva. Obrigava quem a tinha a viver separado de toda a gente para não contaminar os outros. Só há pouco tempo se encontrou o remédio para ela.

Ela é com que um símbolo do pecado, que desfeia a alma e lhe dá a morte. Se pudéssemos ver uma alma em pecado mortal ficaríamos horrorizados. O Senhor deu-nos pelo baptismo a vida da graça, que nos torna semelhantes a Deus, participantes da Sua natureza divina como nos ensina S.Pedro (2 Petr1,4).Não devemos esquecer este tesouro que trazemos escondido. Um dia poderemos contemplá-lo quando virmos a Deus como Ele é.

Se temos a desgraça de cometer um pecado mortal devemos quanto antes ir ter com Jesus e dizer-lhe como os leprosos: Jesus, tem compaixão de nós. Ou como outro leproso do Evangelho, que se aproximou de Jesus dizendo: Senhor, se quiseres podes curar-me (Mt 8,2).

Jesus tem todo o poder e quer limpar-nos da lepra do pecado. Vai à procura da ovelha perdida para a reconduzir ao rebanho. É como o pai que acolhe o filho pródigo e manda trazer uma túnica nova para o vestir e fazer uma festa com a alegria do filho que voltou.

Temos de avivar a nossa fé no sacramento da penitência e acudir a ele muitas vezes. É a maneira de agradecer ao Senhor esta dádiva que entregou à Sua Igreja em domingo de Páscoa.

 

2 ) Ide mostrar-vos aos sacerdotes

Jesus diz aos leprosos: ide mostrar-vos aos sacerdotes- Era a eles que estava confiado o poder de comprovar a existência da lepra e a verificação da sua cura. É uma lei cheia de simbolismo.

Mais tarde Jesus iria confiar aos sacerdotes da Nova Aliança o encargo de sarar a lepra da alma. No domingo de Páscoa, ao aparecer aos Apóstolos no Cenáculo, o Senhor diz-lhes:  Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados. Àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos (Jo 20,23).

Jesus não exclui nenhum pecado. Mesmo que alguém tivesse cometido os maiores crimes do mundo o Senhor quer perdoar se a pessoa está arrependida e se acusa com sinceridade.

Por outro lado Jesus ensina que só através dos sacerdotes se pode receber o perdão de Deus. Jesus faz deles juízes para avaliar das disposições do penitente. É muito bom poder abrir o coração para mostrar as chagas e poder receber o tratamento. E sairemos da confissão libertos dum peso e cheios da alegria de quem começa uma vida nova.

O Senhor perdoa através de homens como nós sujeitos às mesmas tentações. Conta-se de um penitente que foi confessar-se de muitos pecados graves que tinha cometido. Ia olhando para a cara que fazia o sacerdote. No final acrescentou: senhor padre, tenho ainda outro pecado que cometi agora. Ao ver que sorria pensei que também havia cometido esses pecados.

-Sorria ao ver a coragem com que os acusava –respondeu o sacerdote. Pela graça de Deus não os cometi. Mas sinto que podia ter também caído neles se Deus não me tivesse ajudado.

Animemos os nossos amigos a irem à confissão e a aproveitar a alegria e paz que nos dá este sacramento. Na história de Naaman, referido na primeira leitura, a Bíblia conta que ele reagiu mal ao que o profeta Eliseu lhe mandou fazer para se curar: lavar-se sete vezes no rio Jordão. E foram os criados que o chamaram à razão: se vos tivesse mandado fazer uma coisa muito difícil ainda vá que a não fizésseis. Mas é tão fácil o que vos mandou para vos curar. Naaman acabou por atender à sugestão dos criados e alcançou o milagre da cura. O mesmo temos de dizer aos nossos amigos.

 

3. Onde estão os outros nove?

Jesus louva o leproso que regressa para agradecer e estranha que os outros nove não tenham feito o mesmo. A gratidão é uma virtude muito agradável a Deus. Devemos permanecer continuamente em ação de graças -lembra o Apóstolo S.Paulo (1 Tess 2,13)

O general Naaman queria agradecer a Eliseu a cura milagrosa. Em vez duma oferta material que o profeta não quis aceitar, ele promete começar uma vida nova, prestando culto ao Deus de Israel, reconhecendo-O como único Deus verdadeiro.

A melhor forma de agradecer o perdão de Deus no confessionário é viver o propósito de emenda e lutando a sério por ser santos.

Saibamos reconhecer e agradecer tantas maravilhas que Deus nos concede. Louvemo-Lo pelos prodígios dos sacramentos e de modo particular pelos dois que podemos receber mais vezes: a Penitência e a Eucaristia.

Ambos estão interligados. Para receber bem a Eucaristia é preciso lavar a nossa alma. A melhor maneira de nos dispormos para receber o Senhor é a confissão frequente. Quando vamos para um banquete procuramos ir com roupa nova e bem asseados. Assim também para participar no banquete que Jesus prepara para nós, em que nos dá o Pão da vida eterna, o Seu Corpo e o Seu Sangue.

S.Paulo prevenia os cristãos na Carta aos Coríntios:

Todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, cada um a si mesmo e, assim, coma desse pão e beba desse cálice, porque aquele que o come e bebe não distinguindo o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação” (1 Cor 11,27-28).

Ajudemos os nossos amigos a receber bem a Jesus. E peçamos a Nossa Senhora que nos ensine a comungar e a tratar bem a Jesus vivo na hóstia consagrada. Peçamos nos ensine e a agradecer bem a comunhão, fazendo companhia a Jesus e falando com Ele depois de comungar.

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.