9 de agosto de 2015 – 19º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Mais uma semana das nossas vidas se passou com trabalho, descanso, alegrias e tristezas, momentos de paz e de ansiedade. O Senhor chamou-nos à Celebração da Eucaristia. Ouvimos o Seu convite. Ele aqui está para nos falar, consolar, animar e recordar que n’Ele está a Salvação.

Nunca como hoje houve condições para vivermos uma vida feliz.

Há conforto em nossas casas e nos lugares que frequentamos…

São fáceis e cómodas as deslocações de carro, comboio, avião, barco…

As pessoas podem estar sempre unidas através da rádio, televisão, internet, do telefone e telemóvel…

Não esqueçamos as crianças e os idosos

No entanto, ao lado de crianças que são felizes, nós vemos muitas abandonadas a pedirem aos pais para as escutarem nas suas preocupações, para as ajudar a preparar bem o futuro. Os maus tratos a crianças, o desaparecimento de algumas e o assassínio de outras culpam-nos a todos nós. Como é possível não haver ninguém que as defenda e as salve?!…

Há mães que vivem tão contentes com os filhos que geraram! Devem ser ajudadas sobretudo as que têm dificuldades. Por vezes estas são esquecidas enquanto se tenta proteger quem não quer deixar nascer as crianças, tirando-lhes a vida com o crime hediondo do aborto.

Vemos idosos que são queridos pela família enquanto outros sofrem porque os filhos os abandonaram e os vão deixar morrer sós.

Imitemos e invoquemos os santos

Na vida procuramos referências para vermos que não estamos sozinhos. Outros lutaram por causa justas. Muitos morreram mártires para que nós pudéssemos viver livremente a nossa religião.

A sociedade hoje apresenta-nos como modelos alguns actores que são pedófilos, adúlteros, homossexuais… A sociedade hoje apresenta-nos como modelos alguns ricos que vivem no luxo ao lado de pobres que morrem de fome… A sociedade hoje apresenta-nos como modelos alguns chefes das nações que oprimem os povos dominados pela força…

Não. Essas não são as nossas referências. O Senhor apresenta-nos outras. Nesta Missa apresenta-nos os exemplos do Profeta Elias (1ª leitura), de São Paulo (2ª leitura) e São Pedro (evangelho).Souberam viver aquilo em que acreditaram. Souberam esquecer-se de si para servirem os outros. Souberam corrigir o que estava mal. Souberam animar o povo para seguir o caminho do bem. Souberam invocar as bênçãos de Deus para a humanidade.

Procuremos nós viver assim. O Papa Bento XVI (eleito em 19/04/2005) diz-nos: «A Igreja de hoje deve reavivar em si mesma a consciência da missão de propor ao mundo, novamente, a voz d’Aquele que disse: Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas mas terá a luz da vida (Jo 8, 12)».

Maria Santíssima, como Mãe carinhosa, está sempre connosco. Com Ela nunca duvidaremos. Com Ela nos salvaremos. Com Ela seremos eternamente felizes.

Check Also

21 de abril de 2024 – 4º Domingo da Páscoa | Domingo do Bom Pastor -Novos Acólitos

Neste solene dia na nossa Igreja Paroquial tivemos o Rito da Investidura de 4 novos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.