8 de setembro – Festa da Natividade de Nossa Senhora

O nascimento da Virgem Maria é motivo de esperança para toda a humanidade. Assim como o dia é anunciado pela aurora, assim o dia sem ocaso, Jesus Cristo, é anunciado pelo nascimento de sua Mãe. Hoje celebramos o nascimento da Virgem Maria, a eleita por Deus entre todas as mulheres para ser a Mãe do Redentor!

Maria é a causa da nossa alegria

Nasceu a Virgem Maria,

como promessa de Deus.

Que possa a nossa alegria

Encher a terra e os Céus!

Ao longo dos séculos, Deus foi preparando um povo no qual se havia de inserir o seu Filho. Ao chegar a plenitude dos tempos, cumpridas as profecias, Deus enviou-nos o Messias desejado. Estava escrito no livro do profeta Miqueias que o Salvador havia de nascer da Virgem Mãe, na terra de Judá, em Belém! Exultemos de alegria! A nossa fé fica hoje mais enriquecida com o nascimento da Virgem Santa Maria! Também ela faz parte desse povo bíblico. Também o seu nome está escrito no Evangelho! Ela é esposa de José. Ela é a Mãe de Jesus! Maria aparece inseparavelmente unida a Jesus. Hoje celebramos o nascimento da gloriosa Virgem Maria, descendente de Abraão, da tribo de Judá, da nobre família de David. Há-de crescer, há-de tornar-se mulher, há-de conceber e dar à luz um filho, que será chamado Filho do Altíssimo! Ele salvará o povo dos seus pecados. Exultemos de alegria no Senhor.

A família cristã

No mistério insondável da misericórdia divina encontramos sempre motivos para exultarmos de alegria. Dizia o salmista «o meu coração alegra-se com a salvação de Deus». Também nós nos alegramos. Também nós confiamos na sua bondade. Também nós hoje cantamos pelo grande dom da vida. Quando nasce uma criança a família alegra-se! Que felicidade para os pais de Nossa Senhora, Santa Ana e S. Joaquim, ao serem abençoados com esta Menina eleita por Deus para ser a Mãe do Redentor! Os filhos são uma bênção do Senhor, ensina-nos o salmo 127, cantando a felicidade da vida familiar. Que as nossas famílias sejam um berço de paz, um berço de amor, um berço fecundo!

Infelizmente vivemos numa sociedade onde se levantam nuvens negras, pressagiando uma cultura de morte. No horizonte avizinha-se uma tempestade furiosa, querendo referendar o direito à vida. Querem aprovar o aborto. Mas poderemos resolver o drama das mães à custa da tragédia dos filhos?

Demos graças pelo dom da vida. Demos graças pela generosidade e pelo amor de nossos pais. Rezemos para que Deus abençoe e renove as famílias cristãs, as famílias portuguesas e as famílias de todo o mundo.

Gostamos de celebrar o aniversário natalício dos nossos familiares, dos nossos amigos. Gostamos de oferecer um presente como prova da nossa amizade. Qual a nossa prenda especial para a nossa Mãe celeste? Aproveitemos a alegria das crianças, tenhamos um bolo na mesa, cantemos os parabéns e sobretudo rezemos em família o Terço, explicando que cada Ave Maria rezada é uma flor espiritual que hoje oferecemos à Mãe de Jesus! Que grande e lindo ramo!