8 de outubro de 2023 – 27º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Na primeira leitura, Isaías canta um hino a um proprietário que plantou uma vinha com todo o amor, tratou dela com todos os cuidados e por isso esperava obter bons frutos.

Este proprietário é uma imagem de Deus e a Sua vinha o povo de Israel, escolhido entre todos os povos, cheio de proteção e de milagres, encarregado de transmitir aos outros povos as promessas de Deus Salvador.

Mas o amor de Deus foi rejeitado pelo povo eleito que nem sequer aceitou o Senhor.

Os israelitas conheciam os textos de Isaías e por isso prestaram muita atenção quando Jesus os convidou a escutarem a parábola do Evangelho de hoje.

Ele retoma a ideia da solicitude do proprietário pela sua vinha, mas vai mais longe. Descreve o acolhimento que os servidores fizeram aos enviados do proprietário, quando este lhes pediu os frutos a que tinha direito. Foram maltratados, expulsos e até assassinados. Por fim, o proprietário, embora triste com a maneira como os seus enviados foram recebidos, mandou o seu próprio filho, pois a ele de certeza o ouviram. Porém, até o filho mataram…pois diziam que não havendo herdeiro a propriedade ficaria para eles.

Através desta parábola Jesus acusa os chefes do povo judeu de não darem a Deus o que deviam e anuncia que eles irão matar o Filho de Deus. Mas a morte de Jesus não irá parar a misericórdia de Deus. O povo escolhido sofrerá as consequências da sua ingratidão e maldade e o reino de Deus será entregue a um novo povo. Jesus acrescenta ainda palavras de esperança: «a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é admirável aos nossos olhos». Jesus, rejeitado pelos seus contemporâneos, que foram ao ponto de O matar, tornou-se a base duma comunidade nova, a Igreja, maravilha de que só Deus é capaz, prova de que Ele jamais deixa de amar os homens.

Como sempre, Jesus falava para os homens presentes e futuros. As suas palavras eram um aviso para o povo escolhido e especialmente para os seus chefes. Elas são, também, um aviso para a Sua Igreja e para cada um de nós.

Deus escolheu-nos, chamou-nos e plantou-nos na Sua vinha. Tem-nos cumulado de graça

S e espera que nós demos bons frutos. Recordemos que Deus nos deixa livres, mas àqueles que aceitarem colaborar com Ele, de darem bom fruto, ele dará o poder de se tornarem Seus filhos e herdeiros do Seu Reino.