8 de agosto de 2021 – Liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum – Ano B

LEITURA I 1 Reis 19, 4-8

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Naqueles dias, Elias entrou no deserto e andou o dia inteiro. Depois sentou-se debaixo de um junípero e, desejando a morte, exclamou: «Já basta, Senhor. Tirai-me a vida, porque não sou melhor que meus pais». Deitou-se por terra e adormeceu à sombra do junípero. Nisto, um Anjo tocou-lhe e disse: «Levanta-te e come». Ele olhou e viu à sua cabeceira um pão cozido sobre pedras quentes e uma bilha de água. Comeu e bebeu e tornou a deitar-se. O Anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-lhe e disse: «Levanta-te e come, porque ainda tens um longo caminho a percorrer».
Elias levantou-se, comeu e bebeu. Depois, fortalecido com aquele alimento, caminhou durante quarenta dias e quarenta noites até ao monte de Deus, Horeb.

Palavra do Senhor

 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 33 (34), 2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 9a)

Refrão: Saboreai e vede como o Senhor é bom.

A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca.
A minha alma gloria-se no Senhor:
escutem e alegrem-se os humildes.

Enaltecei comigo o Senhor
e exaltemos juntos o seu nome.
Procurei o Senhor e Ele atendeu-me,
libertou-me de toda a ansiedade.

Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes,
o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.
Este pobre clamou e o Senhor o ouviu,
salvou-o de todas as angústias.

O Anjo do Senhor protege os que O temem
e defende-os dos perigos.
Saboreai e vede como o Senhor é bom:
feliz o homem que n’Ele se refugia.

 

LEITURA II Ef 4, 30 – 5, 2

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: Não contristeis o Espírito Santo de Deus, que vos assinalou para o dia da redenção. Seja eliminado do meio de vós tudo o que é azedume, irritação, cólera, insulto, maledicência e toda a espécie de maldade. Sede bondosos e compassivos uns para com os outros e perdoai-vos mutuamente, como Deus também vos perdoou em Cristo. Sede imitadores de Deus, como filhos muito amados. Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo, que nos amou e Se entregou por nós, oferecendo-Se como vítima agradável a Deus.

Palavra do Senhor

 

EVANGELHO Jo 6, 41-51

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, os judeus murmuravam de Jesus, por Ele ter dito: «Eu sou o pão que desceu do Céu». E diziam: «Não é Ele Jesus, o filho de José? Não conhecemos o seu pai e a sua mãe? Como é que Ele diz agora: ‘Eu desci do Céu’?». Jesus respondeu-lhes: «Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, não o trouxer; e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. Está escrito no livro dos Profetas: ‘Serão todos instruídos por Deus’.
Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino vem a Mim. Não porque alguém tenha visto o Pai; só Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram. Mas este pão é o que desce do Céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo».

Palavra da salvação

 

REFLEXÃO

Deus, que é AMOR, ama-nos com amor infinito. Criados por Ele á Sua imagem e semelhança sentimos uma grande alegria saborear essa mesma bondade. O dom da Eucaristia em que recebemos o próprio Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, feito nosso alimento e nossa força, é bem sinal desse grande Amor que Deus nos tem e da Sua maravilhosa Providência a nosso respeito.

1.Saboreai e vede como o Senhor é bom!

Saboreai e vede como o Senhor é bom. É este o convite que hoje, mais uma vez, nos é dirigido através do refrão do Salmo intercalar desta Missa.

De fato, na medida em que verdadeiramente saborearmos a bondade infinita do Senhor, mais crescerá a nossa fé, encontraremos a alegria e coragem para sempre O seguir.

Dessa bondade nos falam particularmente as leituras da Missa de hoje.

Assim, a primeira Leitura, diz-nos que o Profeta Elias, foi perseguido por Jesabel, esposa pagã do rei Acab, que pretendia impor ao povo de Israel o culto de Baal. Os sacerdotes desta religião pagã, foram mortos pelo Profeta Elias. Para fugir á perseguição da mesma Jesabel teve que partir para o deserto. Depois de uma grande caminhada, sentou-se exausto e pediu ao Senhor que lhe desse a morte. O Senhor, porque é bom e cheio de misericórdia, enviou-lhe um Anjo, que o acordou e lhe deu um pão cozido e água para beber. Fortalecido por aquele alimento, Elias sentiu-se com forças para caminhar durante quarenta dias até ao monte Horeb, o Sinai, onde Deus havia falado com Moisés. Assim escapou á perseguição de Jesabel.

O alimento que deu forças a Elias é ao mesmo tempo a prefiguração de um outro Pão, infinitamente superior – o Pão da Eucaristia, verdadeiramente descido do Céu. A este Pão maravilhoso se refere mais uma vez o Evangelho da Missa de hoje. Este Pão é de tal forma eficaz e poderoso que nos fará viver eternamente! Assim é, pois Esse Pão, é o mesmo Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

2.Importância da nossa fé.

Para que o Pão da Eucaristia produza em nós fermento de vida eterna é necessário acreditar. Quem acreditar tem a vida eterna!

Os conterrâneos de Jesus julgavam conhecê-LO, mas estavam longe desse verdadeiro conhecimento.

Feliz de quem tem fé! Por maiores que sejam as dificuldades da vida, para tudo encontram solução, pois o AMIGO, que jamais nos abandona e quer o nosso bem, está verdadeiramente presente em todos os Sacrários da Terra, sujeitando-se a ser esquecido e mesmo por vezes a ser terrivelmente profanado. Está por nosso Amor.

Correspondendo ao Seu Amor, não contristemos o Espírito Santo (2ª Leitura). Sendo bondosos e compassivos, caminhemos na caridade e depois da travessia do deserto da vida, chegaremos sãos e salvos à Pátria eterna do Céu. Que felicidade podermos viver a Sagrada Comunhão em comunhão com os irmãos!

Jesus Cristo, na Sagrada Comunhão, unindo-nos a Si, une-nos também uns aos outros,. “Visto que há um só pão, nós, embora muitos, formamos um só corpo, nós todos que participamos domesmo Pão”. (1 Cor 10,17). “Mistério de amor! Símbolo de unidade! Vínculo de caridade”. lhe chama Santo Agostinho.

3.A Eucaristia, penhor de vida eterna.

Comungar Jesus Cristo que passou deste mundo ao Pai, significa receber um penhor de vida eterna. Cristo conforma-nos cm Ele, preparando a nossa completa transformação na gloriosa ressurreição. “Eu sou o Pão da vida. No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram. “Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente” (Evang.) O banquete pascal é prenúncio do “banquete das núpcias do Cordeiro” (Apoc. 19,9)

É esta certeza maravilhosa da fé, que importa saborear e anunciar a quem ainda a desconhece e consequentemente a não vive. Eis a grande missão que nos compete verdadeiramente anunciar com a vivência nossa vida eucarística. Aquele que disse “Isto é meu Corpo…” é o mesmo que disse também “ Tive fome e deste-me de comer…” e “Aquilo que fizestes ao mais pequenino dos meus irmãos foi a mim que o fizestes”.

Façamos tudo que estiver ao nosso alcance para a todos anunciar a maravilha de termos Jesus connosco. Ele está verdadeiramente presente em todos os Sacrários da terra, como o Anjo de Portugal também o afirmou aos pastorinhos de Fátima. Como eles S. Francisco e Santa Jacinta Marto gostavam de fazer companhia ao “Jesus escondido”, presente na hóstia consagrada!

Que todos, bem conscientes desta presença divina, possamos saborear e ver como o Senhor é bom.

 

ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS 

Caríssimos cristãos:
Oremos a Deus nosso Pai, que nos escuta quando O invocamos, e apresentemos-Lhe as nossas preces por todos os homens, dizendo (ou: cantando), numa só voz:

R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia.
Ou: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Ou: Ouvi, Senhor, a oração do vosso povo.

1. Pela Igreja de N., suas paróquias e fiéis,
para que Deus lhes revele o mistério
do vento forte, do fogo ardente e da brisa leve,
oremos.

2. Pelos párocos, missionários e irmãos leigos,
para que tenham confiança e nada temam,
pois Jesus é mais forte que a força das ondas,
oremos.

3. Pelos candidatos ao ministério e à vida religiosa,
para que, na fidelidade à vocação que receberam,
procurem os dons de Deus mais excelentes,
oremos.

4. Pelo povo da primeira aliança e das promessas,
para que em Cristo, descendente de David,
descubra o Messias enviado por Deus,
oremos.

5. Pelos emigrantes das nossas comunidades,
para que a palavra de Deus os faça crescer na fé
e Jesus lhes estenda as mãos nas dificuldades da vida,
oremos.

(Outras intenções: os que proclamam os direitos de Deus e dos homens …).

 

Senhor, que estais sempre junto daqueles
a quem as tempestades deste mundo põem em perigo, fazei que eles reconheçam a vossa presença
e descubram que não podem caminhar sem a vossa luz e a vossa força.
Por Cristo Senhor nosso

Check Also

31 de março de 2024 – Liturgia do Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor – Ano B

LEITURA I At 10, 34a.37-43 Leitura dos Atos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro tomou a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.