6 de agosto de 2015 – Festa da Transfiguração do Senhor

Celebramos hoje a Transfiguração do Senhor no alto do monte Tabor: o Espírito Santo apareceu numa nuvem luminosa e ouviu-se a voz do Pai: «Este é o Meu Filho muito amado, no qual pus as minhas complacências: Escutai-O». Procuremos, pois, escutar o Senhor: Ele é a Palavra do Pai dirigida aos homens.

  1. O Filho do Homem.

Para falar de Si, Jesus prefere usar o nome de «Filho do Homem»: a prova está em que nos Evangelhos se encontra esta expressão oitenta e duas vezes e sempre dita por Ele, como autodesignação de Si mesmo, numa clara alusão ao personagem celeste da visão do profeta Daniel e que aparece sobre as nuvens do céu, como ouvimos na 1ª leitura da Missa de hoje.

«O Filho de Deus fez-se Filho do Homem, para que o homem, entrando em comunhão com Ele e recebendo a filiação divina, se tornasse filho de Deus» (S. Ireneu).

  1. Humilhado e glorioso…

Denominando-se Filho do Homem, Jesus apresenta-se como Juiz e Salvador que há-de vir, no futuro, cheio de glória, mas que, agora, no presente, passará pela humilhação, perseguição e morte.

Para tirar do coração dos discípulos o escândalo da cruz e mostrar que devia realizar-se no corpo da Igreja o que de modo admirável resplandecia na sua Cabeça, Ele fez brilhar por breves momentos a luz da sua divindade na presença dos três discípulos prediletos que, no Horto da Oliveiras, seriam também testemunhas da sua humilhação.

Depois da morte e ressurreição de Cristo e com a vinda do Espírito Santo, os discípulos entenderam melhor e puderam constatar a verdade das suas palavras sobre a necessidade da cruz e do sofrimento, como caminho para a glória.

  1. Pela cruz à glória…

Moisés e Elias aparecem e falam com Jesus da sua morte que ia consumar-se em Jerusalém. Eles tinham visto a glória de Deus sobre a montanha. A Lei – simbolizada em Moisés – e os Profetas – representados por Elias – tinham anunciado os sofrimentos do Messias. A Paixão de Jesus é da vontade do Pai. O Filho age na qualidade de Servo de Deus. É necessário passar pela cruz para entrar na sua glória.

Também nós, seus discípulos, para podermos participar da sua ressurreição e entrar na sua glória, temos de escutar a sua voz que nos exorta a segui-Lo pelo caminho da Cruz. S. Pedro, que no princípio se escandalizou com os sofrimentos de Cristo e com a sua Paixão, a ponto de ser repreendido duramente pelo próprio Senhor, escreverá mais tarde estas palavras, exortando os cristãos de todas as épocas: «Alegrai-vos em ser participantes nos sofrimentos de Cristo, para que vos possais alegrar e exultar no dia em que se manifestar a sua glória» (1 Ped 4, 13).

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.