31 de dezembro de 2017 – Festa da Sagra Família de Jesus, Maria e José

LEITURA I – Sir 3,3-7.14-17a (versão grega: 3,2-6.12-14)

Leitura do Livro de Ben-Sirá

Deus quis honrar os pais nos filhos e firmou sobre eles a autoridade da mãe. Quem honra seu pai obtém o perdão dos pecados e acumula um tesouro quem honra sua mãe. Quem honra o pai encontrará alegria nos seus filhos e será atendido na sua oração. Quem honra seu pai terá longa vida, e quem lhe obedece será o conforto de sua mãe. Filho, ampara a velhice do teu pai e não o desgostes durante a sua vida. Se a sua mente enfraquece, sê indulgente para com ele e não o desprezes, tu que estás no vigor da vida, porque a tua caridade para com teu pai nunca será esquecida e converter-se-á em desconto dos teus pecados.

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 127 (128)

Refrão 1: Felizes os que esperam no Senhor,
e seguem os seus caminhos.

Refrão 2: Ditosos os que temem o Senhor,
ditosos os que seguem os seus caminhos.

Feliz de ti, que temes o Senhor
e andas nos seus caminhos.
Comerás do trabalho das tuas mãos,
serás feliz e tudo te correrá bem.

Tua esposa será como videira fecunda
no íntimo do teu lar;
teus filhos serão como ramos de oliveira
ao redor da tua mesa.

Assim será abençoado o homem que teme o Senhor.
De Sião te abençoe o Senhor:
vejas a prosperidade de Jerusalém
todos os dias da tua vida.

 

LEITURA II – Col 3, 12-21

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses

Irmãos: Como eleitos de Deus, santos e predilectos, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se algum tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, assim deveis fazer vós também. Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados para formar um só corpo. E vivei em acção de graças. Habite em vós com abundância a palavra de Cristo, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros com toda a sabedoria; e com salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão. E tudo o que fizerdes, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças, por Ele, a Deus Pai. Esposas, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor. Maridos, amai as vossas esposas e não as trateis com aspereza. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. Pais, não exaspereis os vossos filhos, para que não caiam em desânimo.

Palavra do Senhor.

 

EVANGELHO – Lucas 2,22-40

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: «Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor. Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava nele. O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias do Senhor; e veio ao templo, movido pelo Espírito. Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo». O pai e a mãe do Menino Jesus estavam admirados com o que d’Ele se dizia. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: «Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; – e uma espada trespassará a tua alma – assim se revelarão os pensamentos de todos os corações». Havia também uma profetiza, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada e tinha vivido casada sete anos após o tempo de donzela e viúva até aos oitenta e quatro. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações. Estando presente na mesma ocasião, começou também a louvar a Deus e a falar acerca do Menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Cumpridas todas as prescrições da Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.

Palavra da Salvação.

REFLEXÃO:

Caros amigos,
A liturgia de hoje convida-nos a refletir sobre o valor da família, dando-nos como modelo exemplar a Sagrada Família de Nazaré. Cada família deve ser considerada como a primeira célula comunitária e também da Igreja. Deve ser, ela própria, uma pequena igreja doméstica, onde o amor seja a base da existência humana como traço de união entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos e todos os demais familiares que, eventualmente, a constituam. Para tal que ter em vista três considerando. O primeiro diz respeito à família propriamente dita; o segundo à grande família humana que enche a terra; o terceiro assume a individualidade única de cada um de nós, ou seja, o nosso comportamento no agregado familiar. Isto exige uma luta constante contra as tendências para o mal existentes em cada pessoa.
Debrucemo-nos agora sobre o texto evangélico. Caso curioso, os quatro evangelhos não descrevem em pormenor o quotidiano da Família de Nazaré. No evangelho de hoje, São Lucas não se expande também sobre isso. Refere a purificação de Nossa Senhora e relata em pormenor a apresentação do Menino ao Senhor, segundo a Lei em vigor, desenvolvendo o episódio do ooutro ancião Simeão e da profetisa Ana. Mas à vida do lar de Nazaré faz apenas uma breve alusão: “… voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Entretanto, o menino ia crescendo, tornava-se robusto e cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava n’Ele”. Há realmente sobriedade de palavras, mas as entrelinhas são eloquentes. Deduz-se que o dia a dia de José, Maria e Jesus em nada se diferenciava da vida dos seus vizinhos e concidadãos. Exteriormente o seu viver era apagado e modesto. A única e enorme divergência em comparação com as outras famílias residia precisamente no clima de intensidade espiritual, vivida por estas três Pessoas numa união de um forte Amor, de uma grandeza moral incalculável. Tentemos imitar Jesus, Maria e José no seu relacionamento entre si.
Façamos nossas as palavras publicadas em Lumen Gentiu, 11 (Concílio Vaticano II): “Na família, como numa igreja doméstica, devem os pais, pela palavra e pelo exemplo, ser para os filhos os primeiros arautos da fé…”

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS

Caríssimos irmãos e irmãs: Por intercessão de Maria e de José, peçamos a Deus que faça crescer em sabedoria e em graça os membros de todas as famílias deste mundo, dizendo (ou: cantando), com alegria:

R. Renovai, Senhor, todas as famílias.
Ou: Ouvi-nos, Senhor.
Ou: Protegei, Senhor, todas as famílias.

1. Para que os avós sejam profetas de Jesus
e, a exemplo de Ana e Simeão,
falem d’Ele a seus netos e a toda a gente,
oremos, irmãos.

2. Para que os pais consagrem ao Senhor
os seus filhos, os seus lares e as suas vidas,
como José e Maria, pais de Jesus,
oremos, irmãos.

3. Para que as crianças pensem nos meninos abandonados,
cheios de fome, maltratados e sem amor,
e dêem graças a Jesus pelos pais que têm,
oremos, irmãos.

4. Para que todos os jovens namorados
saibam amar-se e respeitar-se mutuamente
e opor-se ao paganismo que os rodeia,
oremos, irmãos.

5. Para que todos os cristãos da nossa comunidade (paroquial)
pensem naqueles para quem o ano foi difícil
e se empenhem em acções de entreajuda,
oremos, irmãos.

(Outras intenções: desempregados; os que não têm casa; fiéis defuntos …).

Pai de bondade e de amor, fazei que, nas famílias deste mundo, os maridos amem as esposas, as esposas sejam o sol de cada lar e os filhos imitem Jesus Cristo, vosso Filho. Ele que vive e reina por todos os séculos dos séculos.

Check Also

10 de março de 2024 – Liturgia do 4º Domingo da Quaresma – Ano B

LEITURA I 2Cr 36, 14-16.19-23 Leitura do Segundo Livro das Crónicas Naqueles dias, todos os …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.