30 de março – Terça-feira Santa – Dia Penitencial na Cidade de Faro

No dia 30 de março, Terça-feira Santa, das 09h00 ÀS 19h00, na Igreja de São Pedro em Faro, haverá vários sacerdotes para atendimento de confissões.

Reconciliação com Deus e com a Igreja

Porque o pecado é ofensa a Deus, que quebra a amizade com Ele, a penitência «tem como último objectivo fazer que amemos a Deus e a Ele inteiramente nos entreguemos». O pecador que, por graça de Deus misericordioso, entra pelo
caminho da penitência, regressa ao Pai que «primeiro nos amou» (1 Jo 4, 19), a Cristo que Se entregou por nós  e ao Espírito Santo que sobre nós foi derramado abundantemente. Mas «por insondável mistério de bondade, Deus dispôs que os homens estivessem unidos entre si por sobrenatural e necessária ligação em virtude da qual o pecado de um prejudica também os outros, como também a santidade de um beneficia os restantes», e assim a penitência traz sempre consigo a reconciliação com os irmãos, a quem o pecado constantemente prejudica. Mais ainda, os homens, muitas vezes, agem também em conjunto ao praticarem a injustiça. Da mesma maneira, ao praticarem a penitência, ajudam-se uns aos outros, e desse modo, libertos do pecado pela graça de Cristo, trabalham, em união com todos os homens de boa vontade, pela justiça e pela paz no mundo.