26 de fevereiro de 2023 – Liturgia do 1º Domingo da Quaresma -Ano A

LEITURA I Gn 2, 7-9; 3, 1-7

Leitura do Livro do Génesis

O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivo. Depois, o Senhor Deus plantou um jardim no Éden, a oriente, e nele colocou o homem que tinha formado. Fez nascer na terra toda a espécie de árvores, de frutos agradáveis à vista e bons para comer, entre as quais a árvore da vida, no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal. Ora, a serpente era o mais astucioso de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: «É verdade que Deus vos disse: ‘Não podeis comer o fruto de nenhuma árvore do jardim’?». A mulher respondeu: «Podemos comer o fruto das árvores do jardim; mas, quanto ao fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus avisou-nos: ‘Não podeis comer dele nem tocar-lhe, senão morrereis’». A serpente replicou à mulher: «De maneira nenhuma! Não morrereis. Mas Deus sabe que, no dia em que o comerdes, abrir-se-ão os vossos olhos e sereis como deuses, ficando a conhecer o bem e o mal». A mulher viu então que o fruto da árvore era bom para comer e agradável à vista, e precioso para esclarecer a inteligência. Colheu fruto da árvore e comeu; depois deu-o ao marido, que comeu juntamente com ela. Abriram-se então os seus olhos e compreenderam que estavam despidos. Por isso, entrelaçaram folhas de figueira
e cingiram os rins com elas.

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL Sl 50 (51), 3-4.5-6a.12-13.14.17 (R. cf. 3a)

Refrão: Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós.

Ou: Tende compaixão de nós, Senhor,

porque somos pecadores.
Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia,apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade
e purificai-me de todas as faltas.

Porque eu reconheço os meus pecados
e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
Pequei contra Vós, só contra Vós,
e fiz o mal diante dos vossos olhos.

Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação
e sustentai-me com espírito generoso.
Abri, Senhor, os meus lábios,
e a minha boca cantará o vosso louvor.

 

LEITURA II Forma longa Rm 5, 12-19

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Irmãos:
Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram. De facto, até à Lei, existia o pecado no mundo. Mas o pecado não é levado em conta, se não houver lei. Entretanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo para aqueles que não tinham pecado por uma transgressão à semelhança de Adão, que é figura d’Aquele que havia de vir. Mas o dom gratuito não é como a falta. Se pelo pecado de um só todos pereceram, com muito mais razão a graça de Deus, dom contido na graça de um só homem, Jesus Cristo, se concedeu com abundância a todos os homens. E esse dom não é como o pecado de um só: o julgamento que resultou desse único pecado levou à condenação, ao passo que o dom gratuito, que veio depois de muitas faltas, leva à justificação. Se a morte reinou pelo pecado de um só homem, com muito mais razão, aqueles que recebem com abundância a graça e o dom da justiça reinarão na vida por meio de um só, Jesus Cristo. Porque, assim como, pelo pecado de um só, veio para todos os homens a condenação, assim também, pela obra de justiça de um só, virá para todos a justificação, que dá a vida. De facto, como pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, todos se tornarão justos.

Palavra do Senhor.

 

EVANGELHO Mt 4, 1-11

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Diabo. Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’». Então o Diabo conduziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: ‘Deus mandará aos seus Anjos que te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’». Respondeu-lhe Jesus: «Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». De novo o Diabo O levou consigo a um monte muito alto, mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória e disse-Lhe: «Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares». Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto’». Então o Diabo deixou-O, e aproximaram-se os Anjos e serviram-n’O.

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

1) Sereis como deuses

 Ao começar a quaresma a Igreja põe diante dos nossos olhos a realidade triste do pecado. Adão e Eva desobedeceram a Deus e perderam as riquezas maravilhosas que Deus lhes tinha dado. Perderam não só a felicidade terrena do Jardim do Éden e o dom da imortalidade mas também a graça que os tornava filhos de Deus, participantes da natureza divina e herdeiros do céu.

Deixaram-se enganar pelo demónio que lhes prometia que seriam como deuses. Em vez de acreditar em Deus, que os avisava da desgraça se comessem do fruto daquela árvore, acreditaram em Satanás que queria a sua infelicidade e a dos seus descendentes.

Este tempo de preparação para a Páscoa é ocasião oportuna de nos situarmos diante do mistério do bem e do mal, de examinar o sentido da nossa vida e o caminho que estamos a seguir e de ter diante dos olhos o que nos afasta de Deus. Temos de lembrar muitas vezes as palavras de Jesus: que vale ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma? (Mt 16,26)

Jesus deixou que Satanás O tentasse para não esquecermos esta realidade que temos de enfrentar e saber como vencer. O demónio não é uma figura metafórica como alguns pretendem. O papa Francisco tem-no lembrado com frequência. S.Pedro avisava os primeiros cristãos: “irmãos sede sóbrios e vigiai porque o demónio, o grande adversário das vossas almas anda, à vossa volta como um leão a rugir procurando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fè” (1 Ped 5,8 ).

Ele é um anjo criado por Deus, que se revoltou contra Ele porque queria ser como Deus e foi precipitado no inferno com os outros anjos que seguiram o seu exemplo. Deus permite-lhe tentar os homens, mas só até certo ponto. O santo Cura d’Ars dizia que é como um cão raivoso que está preso com um cadeado. Só atinge a quem se põe ao seu alcance.

Não devemos ter medo do demónio mas de nós mesmos se somos tontos e nos deixamos enganar. Como S.Pedro lembrava temos de resistir-lhe fortes na fé. Temos de fiar-nos em Jesus, na Sua doutrina, nos Seus avisos. Apoiar-nos na oração, fugir do pecado, recorrer aos sacramentos, sobretudo à confissão.

 

2) Diz a estas pedras…

Na primeira tentação de Jesus Satanás serve-se da fome que Ele sentia depois daqueles dias de jejum rigoroso, para O levar a fazer o que ele sugeria e que aparentemente não tinha mal nenhum. Jesus ensina-nos a não dar conversa ao demónio, como Eva tinha feito. A cortar prontamente apoiados na palavra de Deus, apoiados na fé.

Satanás serve-se muitas vezes de coisas legítimas para nos tentar e enganar. É um anjo e, por isso, mais inteligente do que nós. Tenta-nos pela atração dos prazeres materiais: da comida, da bebida e do apetite sexual. Há em nós um desequilíbrio, fruto do pecado original, nessas inclinações que são boas. O diabo aproveita-se delas para nos arrastar para o mal.

É especialista em seduzir as pessoas sobretudo através do orgulho, que é a pior das más inclinações. Alguns pensam que sabem tudo, em vez de humildemente ouvirem o que Jesus ensina e tomarem a sério o que nos diz e continua a ensinar pela Sua Igreja. O orgulho, a soberba está na origem de todos os pecados. Sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal. O mundo actual está marcado por este orgulho que exalta a liberdade como se o homem pudesse decidir o que é bem ou o que é mal.

Os políticos arrogam-se o direito de fazer leis em que apenas conta a maioria, definindo o bem e o mal, que é uma prerrogativa de Deus. É o caso do aborto, da eutanásia, do casamento homossexual.

Em vez de serem como deuses acabam destruindo-se a si mesmos, pondo a nu a sua própria miséria.

O demónio é capaz de transfigurar-se em anjo de luz- diz S.Paulo (Cfr 2 Cor 11,14). Temos de estar alerta. S.João da Cruz um dia foi chamado para examinar um caso que intrigava a cidade de Ávila. Havia uma freira que não tinha estudado mas mostrava uma sabedoria extraordinária em coisas da Sagrada Escritura. O santo ouviu-a e fez-lhe uma pergunta: traduzir as palavras do Evangelho: Verbum caro factum est et habitabit in nobis. Ela repondeu: -O Verbo se fez carne e habitou entre vós. O Santo replicou: não é entre vós mas entre nós. Ela disse: não entre nós mas entre vós, porque não pode estar entre nós. O demónio acabou por descobrir que era ele que falava por meio dela, que estava possessa.

Satanás às vezes toma conta do corpo das pessoas, mas quer sobretudo possuir as almas pelo pecado.

 

3) …Se prostrado me adorares

 O diabo chega ao ponto de convidar Cristo a adorá-lo para conquistar os reinos do mundo.

A ânsia de poder, a ambição dos bens terrenos é outra das más inclinações que facilmente desviam o homem do caminho da felicidade a que Deus nos chama.

O homem acaba por adorar essas coisas terrenas como se fossem deus. A elas submete toda a sua vida. Cristo nasceu pobre e viveu pobre. O Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça – disse Ele (Mt 8,21).

Só Deus é Deus. Não se pode servir a Deus e ao dinheiro.

Temos de procurar os bens terrenos sem prender a eles o nosso coração. Sabendo desprender-nos e dá-los com generosidade para Deus e para os pobres. A esmola é uma das práticas recomendadas pela Igreja para vivermos bem a quaresma. Assim seremos livres e senhores de todas as coisas. O passarito para voar não pode estar preso, seja por um cadeado seja por um simples fio de nylon.

S.Paulo dizia. Tudo é vosso mas vós sois de Cristo e Cristo de Deus ( 1 Cor 3,23 ). Só a Deus havemos de adorar, só a Ele havemos de servir. Senão tornamo-nos escravos do demónio.

Peçamos à Virgem nos defenda dos ataques de Satanás. Acudamos a Ela muitas vezes como os meninos que correm para a mãe ao sentirem o perigo. O demónio nada pode contra Ela e Deus no Jardim do Éden disse ao demónio: porei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dEla e Esta te esmagará a cabeça (Gen 3,15).

Jesus venceu o demónio e ensinou-nos o caminho para vencermos também.

Ele veio salvar-nos pela Sua Paixão e Morte e mereceu-nos todas as graças para podermos vencer nas batalhas da nossa vida e alcançarmos a felicidade do céu.

Aproveitemos bem este tempo santo da quaresma para nos examinarmos e renovar a nossa decisão de amar de verdade a Jesus.

 

ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS

Caríssimos irmãos e irmãs:
Oremos por todos aqueles que se preparam para celebrar a Páscoa, conduzidos pela Palavra e pelo Espírito,
dizendo (ou: cantando):

R. Kýrie, eléison.
Ou: Renovai, Senhor, o vosso povo.
Ou: Senhor, tende piedade de nós.

1. Pela santa Igreja, pelos seus fiéis e catecúmenos,
para que a vitória de Jesus sobre o Maligno
lhes dê a graça de vencer as tentações,
oremos.

2. Pelos homens e mulheres de todo o mundo,
para que saibam descobrir a dignidade que Deus lhes deu,
ao criá-los à sua imagem e semelhança,
oremos.

3. Por aqueles que o Demónio tenta enganar,
para que encontrem nas palavras de Jesus
a força para escolher sempre a vontade de Deus,
oremos.

4. Pelos que não têm paz ou estão doentes,
para que os discípulos de Jesus sejam para eles
testemunhas diligentes do Evangelho,
oremos.

5. Por nós próprios e pela nossa comunidade (paroquial),
para que o caminho de conversão que iniciámos
nos conduza à vida em Cristo e à sua Páscoa,
oremos.

(Outras intenções: catecúmenos adultos; grandes problemas mundiais …).

 

Senhor, nosso Deus e nosso Pai,
que nos ensinastes pela palavra de Jesus que o homem não vive só de pão, conduzi-nos pelo Espírito ao deserto,
para escutarmos sempre mais a sua voz.
Por Cristo, nosso Senhor

Check Also

10 de março de 2024 – Liturgia do 4º Domingo da Quaresma – Ano B

LEITURA I 2Cr 36, 14-16.19-23 Leitura do Segundo Livro das Crónicas Naqueles dias, todos os …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.