Chamado «o maior» para se distinguir de outro apóstolo do mesmo nome, era irmão de S. João Evangelista. A sua figura aparece, com muito relevo nas narrações evangélicas. Juntamente com Pedro e João, foi testemunha da Transfiguração e da Agonia de Jesus.
Preso em Jerusalém, cerca do ano 42, por ordem de Herodes Agripa, foi o primeiro apóstolo a derramar o sangue, em testemunho da sua fé.
1ª Leitura
São Tiago cumprirá à risca o repto que Jesus lhe lançou, assim como ao seu irmão: «Sois capazes de beber o cálice»? Na verdade, morrerá decapitado, oferecendo a vida por Jesus, a força para dar, com tão grande valentia, um tão belo testemunho, veio-lhe do Espírito Santo, que habita em nós e transforma vasos quebradiços em colinas inabaláveis.
Evangelho
Seguir a Cristo, como Seu apóstolo e como Seu sacerdote, não é uma honraria humana. É, essencialmente, um serviço, prestado a Cristo, em cujo nome se ensina, santifica e governa e prestando também à Igreja que o sacerdote forma e rege. Seguir a Cristo é, portanto, dar testemunho aos homens de que Cristo salva. Testemunho dado com o mesmo amor total, que levou Cristo ao Calvário.
Fonte:
Missal Popular Ferial
Volume II
Página 1426