25 de dezembro de 2023 – Solenidade do Natal do Senhor – Missa do Dia

1. Deus vem salvar-nos!

 

O profeta Isaías consola Jerusalém, anunciando profeticamente a Salvação que vem do Senhor. Ele, em Pessoa, vem salvar-nos. Anuncia-lhe o fim do cativeiro de Babilónia e um novo Êxodo, a recordar a saída do Egito. Os dois concretizam-se num regresso à Terra da Promissão, com a alegria que acompanha esta reconquista da liberdade.

Deus vem salvar-nos. Encontramo-nos, de novo, oprimidos pelo mal, cercados por uma conspiração contra a Lei de Deus, no ambiente, nos costumes e nas leis.

Deus não Se esqueceu do Seu Povo, nem o pôs de lado, e Jerusalém, presentemente em ruínas, vai ser reconstruída, voltando a ser bela e cheia de vida, como uma noiva no dia do seu casamento.

Também não Se esquecerá de nós, que somos o Seu Povo da Nova Aliança, feita no Calvário com o Sangue de Jesus Cristo.

De onde vem esta força do mal que nos sufoca, impondo-nos um ambiente contra a vontade de Deus? Onde encontraremos a força para o vencer?

A libertação vem-nos por Jesus que acaba de nascer. Para quem está contente com este reino do pecado, da mentira e da desonestidade, o Natal não é motivo de festa.

Jesus oferece-nos a paz. Isaías canta a beleza do redentor do mundo que vem ao nosso encontro para nos oferecer a paz.

Como o Senhor respeita a nossa liberdade, é indispensável que acolhamos voluntariamente na vida a Sua oferta de paz. Queremos, de facto, a paz da consciência, pela vida em graça; e a paz entre nós pela reconciliação mútua?

«Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama a salvação

Cristo vem libertar-nos. Sentimo-nos prisioneiros do ambiente, das leis e dos costumes, além da conspiração que há dentro de nós. Como S. Paulo, não fazemos todo o bem que queremos e fazemos algum mal que não queremos.

Cristo vem libertar-nos de todas estas prisões, que quisermos acolher a libertação que Ele nos oferece.

«Eis o grito das tuas sentinelas que levantam a voz. Todas juntas soltam brados de alegria, porque vêem com os próprios olhos o Senhor que volta para Sião

Temos de procurar a libertação onde o Senhor no-la oferece: na oração, nos Sacramentos e no esforço generoso para cumprirmos fielmente a Lei de Deus.

A alegria dos filhos de Deus. No tempo de Natal há muitas manifestações de uma saudável alegria: o repicar dos sinos, as luzes, o traje festivo das pessoas, as felicitações natalícias…

Mas onde encontramos uma alegria contagiosa é no rosto das crianças. Pouco basta para as contentar. Alegram-se com a história do natal e com todos os brinquedos que lhes oferecemos.

Participemos nesta alegria que reina à nossa volta, mas procuremos que seja autêntica, venha do mais profundo do nosso coração, e não apenas um sorriso postiço. Sorrimos porque amamos a Deus e aos irmãos.

«Rompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consola o seu povo, resgata Jerusalém

 

2. Deus vem da eternidade

 

S. João, no prólogo do seu Evangelho, num hino composta talvez para cantar nas primeiras comunidades de fiéis cristãos, fala-nos da eternidade do Verbo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

O Verbo Eterno sem começo. Nós começamos no tempo. Ele não. Houve um espaço em que ainda não existíamos, mas Ele existiu antes de todos os tempos.

Adoremos o Verbo Eterno, como o Pai e o Espírito Santo, porque, igualmente como estas duas Pessoas, é Deus, Omnipotente, infinitamente Bom e Sabedoria infinita.

É o nosso Deus e Senhor que vem ao nosso encontro para nos libertar da escravidão do pecado e nos ensinar o caminho do Céu.

«No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus

Criador do Céu e da terra. Nascemos do Seu Coração cheio de Amor por nós, da Sua bondade infinita e da Sua misericórdia sem limites.

Criou-nos para, depois de um tempo de prova na terra, partilhar connosco a Sua felicidade infinita no Céu, porque o Amor, a bondade e misericórdia divinas não se fecham em Si mesmas, mas comunicam-se em contágio divino. «Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito

Fonte da Vida e de Luz. Nele está a Vida verdadeira, a Vida divina que nos é comunicada no Batismo pela graça santificante, que há-de alcançar a sua plenitude na vida eterna.

Ele há ensinar-nos na Vida Pública: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Sem esta Luz divina andamos nas trevas e perdemo-nos no caminho do Céu. O tempo de prova é muito breve e não nos podemos resignar a estar para sempre fora do Paraíso, abandonados à infelicidade eterna.

Devemos caminhar enquanto é dia, enquanto Ele nos ilumina e está connosco, para não nos desorientarmos e perdermos no Caminho.

«A luz brilha nas trevas e as trevas não a receberam.» «O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem.»

Testemunhas do Amor de Deus. Testemunhar a divindade de cristo e o Seu Amor por nós, a partir do que vivemos, é a nossa missão.

A primeira testemunha foi João Batista, proclamando no deserto da Judeia que Jesus – o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo – já está no meio de nós. Proclamou e defendeu com o sangue a vida a doutrina de Jesus.

Enviou os seus discípulos ao encontro do Messias, para que O reconhecessem e O seguissem.

Nós damos testemunho de Jesus, não para atrair as pessoas ao nosso grupo, mas para que conheçam amem e sigam a Jesus Cristo.

Jesus, Palavra do Pai. Jesus é a última e definitiva Palavra do Pai. A Ele só havemos de ouvir e seguir com fiel docilidade.

Que pena, quando as pessoas correm atrás do que se apresenta como trazendo a verdade, a religião que Deus quer.

Só Jesus Cristo é Redentor e Salvador o único Caminho que nos pode levar à Casa do Pai.  Todas as outras confissões religiosas são enganos que nos fazem perder no caminho do Céu a não ser que estejamos com reta intenção e Deus venha em nosso socorro.

«Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho

À imitação de Maria e José, abramos o nosso coração de par em par, para acolhermos Jesus Salvador que vem ao nosso encontro.

Check Also

Momento de Oração pelo estado de Saúde do Cónego José Pedro Martins

o nosso querido padre Jose Pedro está nos cuidados intensivos porque repetiu o AVC hemorrágico. …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.