23 de julho de 2023 – Liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum – Ano A

LEITURA I Sb 12, 13.16-19

Leitura do Livro da Sabedoria

Não há Deus, além de Vós, que tenha cuidado de todas as coisas; a ninguém tendes de mostrar que não julgais injustamente. O vosso poder é o princípio da justiça, e o vosso domínio soberano torna-Vos indulgente para com todos. Mostrais a vossa força aos que não acreditam na vossa omnipotência e confundis a audácia daqueles que a conhecem. Mas Vós, o Senhor da força, julgais com bondade e governais-nos com muita indulgência, porque sempre podeis usar da força quando quiserdes. Agindo deste modo, ensinastes ao vosso povo que o justo deve ser humano, e aos vossos filhos destes a esperança feliz de que, após o pecado, dais lugar ao arrependimento.

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL Sl 85 (86), 5-6.9-10.15-16a (R. 5a)

Refrão: Senhor, sois um Deus clemente e compassivo.

Vós, Senhor, sois bom e indulgente,
cheio de misericórdia para com todos
os que Vos invocam.
Ouvi, Senhor, a minha oração,
atendei a voz da minha súplica.

Todos os povos que criastes virão adorar-Vos, Senhor,
e glorificar o vosso nome,
porque Vós sois grande e operais maravilhas,
Vós sois o único Deus.

Senhor, sois um Deus bondoso e compassivo,
paciente e cheio de misericórdia e fidelidade.
Voltai para mim os vossos olhos
e tende piedade de mim.

 

LEITURA II Rm 8, 26-27

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Irmãos: O Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos que pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que vê no íntimo dos corações conhece as aspirações do Espírito, pois é em conformidade com Deus que o Espírito intercede pelos cristãos.

Palavra do Senhor.

 

EVANGELHO Forma longa Mt 13, 24-43

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus disse às multidões mais esta parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e comecou a espigar, apareceu também o joio. Os servos do dono da casa foram dizer-lhe: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem então o joio?’. Ele respondeu-lhes: ‘Foi um inimigo que fez isso’. Disseram-lhe os servos: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’. ‘Não! – disse ele – não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo. Deixai-os crescer ambos até à ceifa e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar; e ao trigo, recolhei-o no meu celeiro’». Jesus disse-lhes outra parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. Sendo a menor de todas as sementes, depois de crescer, é a maior de todas as plantas da horta e torna-se árvore, de modo que as aves do céu vêm abrigar-se nos seus ramos». Disse-lhes outra parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado». Tudo isto disse Jesus em parábolas, e sem parábolas nada lhes dizia, a fim de se cumprir o que fora anunciado pelo profeta, que disse: «Abrirei a minha boca em parábolas, proclamarei verdades ocultas desde a criação do mundo». Jesus deixou então as multidões e foi para casa. Os discípulos aproximaram-se d’Ele e disseram-Lhe: «Explica-nos a parábola do joio no campo». Jesus respondeu: «Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem, e o campo é o mundo. A boa semente são os filhos do reino, o joio são os filhos do Maligno, e o inimigo que o semeou é o Diabo. A ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os Anjos. Como o joio é apanhado e queimado no fogo, assim será no fim do mundo: o Filho do homem enviará os seus Anjos, que tirarão do seu reino todos os escandalosos e todos os que praticam a iniquidade, e hão de lançá-los na fornalha ardente; aí haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai. Quem tem ouvidos, oiça».

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

O Senhor é misericordioso para connosco

O nosso Deus é justo e misericordioso ( Primeira Leitura ). Quer que cumpramos a Sua Lei. Quer que evitemos o pecado. Quer que pratiquemos o bem. Quer que O amemos como Ele nos ama. E nós procuramos amá-l’O com todo o coração. Mas nós não somos perfeitos. Somos pecadores. Por nós próprios não conseguiríamos a perfeição e santidade. O Senhor, porém, compreende-nos, perdoa-nos e anima-nos para nunca desistirmos de seguir o caminho da salvação.

O Senhor perdoou sempre aos pecadores que foram ao Seu encontro. É no alto da Cruz, prestes a expirar, que ainda perdoa ao malfeitor arrependido, como Ele pregado na Cruz: « Hoje  estarás comigo no Paraíso » ( Lc 23, 43 ).

Oxalá, no último dia da nossa vida no mundo, possa cada um de nós ouvir as mesmas palavras de Jesus!  Que surpresa agradável encontrar, após a morte, a Jesus misericordioso e com Ele vivermos eternamente felizes!

 

Jesus ensina com parábolas

Mas, antes desse encontro inesquecível e sublime, Ele quer precisar de nós para O anunciarmos a todo o mundo.

O Evangelho recorda o homem que semeou boa semente no campo mas o seu inimigo, sem ele ver, semeou aí o joio. Na colheita fez-se a separação, aproveitando-se apenas o trigo.

No mundo há o bem e o mal. Pessoas que dão exemplo e pessoas que são más. Não nos deixemos arrastar para o mal por ninguém. Deus não deve ser ofendido mas, sim, amado. Amemo-l’O com todo o coração.

Pode ser reduzido o número das pessoas que vivem cumprindo sempre a vontade de Deus. Podem ser poucos os cristãos em vários países. Façamos apostolado e muitas mais pessoas viverão a sério a sua Fé. Recordemos o grão de mostarda que «sendo a menor de todas as sementes, depois de nascer é a maior de todas as hortaliças e torna-se árvore… »

Devemos ser como o fermento que leveda toda a massa.  Nós não nos podemos conformar com o aborto, com a eutanásia, com a violência, com a guerra, com o ódio, com o pecado… Temos de nos juntar todos para criarmos uma nova mentalidade em que a vida seja respeitada desde a concepção até à morte natural, em que mulheres e homens sejam respeitados na sua dignidade e em que todas as pessoas possam viver em amor e paz.

Mas, para que o nosso apostolado seja abençoado, temos de viver unidos ao Senhor em oração.

 

Agradeçamos ao Senhor

O Senhor envia-nos o Espírito Santo para nos ensinar a rezar ( Segunda Leitura ). É que muitas vezes nós só pedimos. Pedimos bens materiais, boa saúde, sucesso na vida, felicidade…

E nós temos tanto para agradecer!… Tudo na vida é dom de Deus! Agradeçamos por isso ao Senhor.

Agradeçamos o céu tão belo onde vemos o sol, a lua, as estrelas.

Agradeçamos a imensidão do mar com os peixes que diariamente nos alimentam…

Agradeçamos a terra com a riqueza do subsolo, com os animais, com as plantas, com as árvores, com os frutos, com a beleza das flores…

Agradeçamos os meios de transporte e de comunicação que nos unem aos povos de todo o mundo…

Agradeçamos as crianças, os jovens, os adultos e os velhinhos que connosco proclamam a omnipotência e a misericórdia de Deus…

Agradeçamos os anjos e os santos que nos esperam no Céu…

Agradeçamos, acima de tudo, a Virgem Maria que nos acolhe como filhos bem amados, acompanhando-nos agora e sempre, para com Ela, junto do Senhor, sermos felizes eternamente.

 

 

ORAÇÃO UNIVERSAL OU  DOS FIÉIS 

Caríssimos fiéis:
Nós não sabemos que pedir nas nossas orações. Deixemos que o Espírito Santo interceda por nós e invoquemos confiadamente o Pai celeste, dizendo (ou: cantando):

R. Ouvi-nos, Senhor.
Ou: Pela vossa misericórdia, salvai-nos, Senhor.
Ou: Senhor, nosso refúgio, ouvi-nos.

 

1. Para que o nosso Bispo N., e os seus presbíteros e diáconos
semeiem a boa semente no campo de Deus
e a confiem aos cuidados de Jesus e de sua Mãe,
oremos.

2. Para que ninguém julgue os outros com dureza
e todos saibam ser justos e humanos
como Deus é indulgente para com todos,
oremos.

3. Para que Deus purifique o mundo dos seus erros,
cure as doenças, afaste a fome, acabe as guerras
e dê a paz do coração aos que a não têm,
oremos.

4. Para que os adultos, os adolescentes e os jovens,
saibam descobrir, contemplar e respeitar
as maravilhas criadas por Deus,
oremos.

5. Para que Deus nos faça evitar todo o pecado,
nos leve a reconhecer a nossa pequenez
e a grandeza da vocação que Ele nos deu,
oremos.

(Outras intenções: os que vão ter férias e os que nunca as tiveram; os nossos defuntos …).

Senhor, que conheceis como ninguém o trigo que por Vós foi semeado no coração de cada ser humano, não deixeis que ele seja sufocado pelo joio que o inimigo aí semeia quando dormimos.
Por Cristo Senhor nosso.

Check Also

7 de abril de 2024 – Liturgia do 2º Domingo da Páscoa – Ano B

LEITURA I At 4, 32-35 Leitura dos Atos dos Apóstolos A multidão dos que haviam …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.