23 de fevereiro de 2020 – 7º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Cada domingo o Senhor anima-nos com a Sua Palavra que é luz para a nossa vida e com a Sua graça fortalece-nos para a luta pelo ideal que temos de alcançar: a santidade.

Só seremos santos na caridade – é a ideia dominante da liturgia deste domingo – recordemos o que aprendemos na catequese. Depois de enumerarmos os mandamentos resumíamos assim o que Deus de nós queria: «amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos». É a lei do Amor.
Deus, por meio de Moisés, exorta solenemente os filhos do Povo eleito a serem santos porque Ele, Deus é Santo. O Senhor estava tão ligado ao Povo, com quem fizera a aliança, que desejava ver a Sua própria santidade refletida na vida destes homens. Por seu lado o Povo devia dar resposta àquela aliança até se assemelhar realmente com o Senhor. Deus, o único Santo, quer que os Seus se pareçam com Ele na santidade. Na sequência deste mandamento divino, ouvimos enumerar uma série de preceitos a indicar como o amor ao próximo se há-de manifestar: «não odieis, não vos vingueis, não guardeis rancor… amai o vosso próximo como a vós mesmos».
E os homens, respondendo a este apelo, foram evoluindo, fizeram uma longa caminhada no sentido da perfeição, sempre louvando e exaltando a bondade de Deus, enumerando as várias formas em que ela se manifesta.
Jesus, pela Sua pregação, ajuda a entender o Antigo Testamento, mas vai mais além, é mais exigente com os Seus contemporâneos e connosco. «Haveis de ser perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito». Nestas palavras repete-se o apelo que Deus fizera por meio de Moisés: «Sede santos, porque Eu sou Santo» (1ª leitura).
Mas, na antiga lei, os homens amavam os seus amigos e com os inimigos seria « olho por olho, dente por dente»; Jesus agora mostra que amar só os amigos não custa nada, também os pagãos assim procedem; próprio do cristão é não ter ódio, é rezar pelos que não são nossos amigos, por aqueles que nos ofendem ou que nos perseguem. É passar a atos de amor a quem nos deseja mal.
Porque o amor tem que demonstrar-se em atos, em coisas concretas; a fé não é só acreditar em Deus e cumprir ritos exteriores; é preciso encontrar mil formas de espalhar o amor.
A partir destes exemplos podemos olhar e pensar nas nossas situações concretas em relação aos irmãos. Na 2ª leitura o Apóstolo São Paulo lembra aos cristãos que são templo de Deus e que o templo é Santo. Assim, eles são santos. Mas se deixarem entrar as divisões na comunidade, contrariam a ação do Espírito que habita neles e destroem o templo do Senhor. O pecado da desunião equivale assim à profanação deste santo templo.
Porque é filho de Deus, o cristão tem de refletir na sua vida o amor do Pai por todos os homens sem distinção.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.