23 de agosto de 2020 – 21º Domingo do Tempo Comum – Ano A

A cada um de nós o Senhor faz hoje uma pergunta direta, repetindo as palavras que um dia dirigiu aos discípulos: Quem dizes tu que Eu sou? Na tua vida concreta, na família, no emprego, nos momentos de descanso?

«Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Jesus começa por interrogar os discípulos sobre o que d’Ele diziam os homens do Seu tempo; mas logo lhes dirige uma pergunta bem mais direta, que interpela cada um, levando-o a manifestar-se de um modo pessoal: «E vós quem dizeis que Eu sou?»

É que o Senhor não quer que sejamos apenas «porta-vozes» da opinião dos outros a Seu respeito; não nos pede uma repetição de fórmulas que aprendemos talvez há muito tempo, mas que ao longo da vida fomos esvaziando do seu sentido. O que Ele nos pede, e espera de nós, é a resposta do nosso coração, a resposta que vamos dando em cada dia, com o testemunho da própria vida. Uma resposta que representa um compromisso, uma entrega total e uma adesão profunda a Jesus: é com as nossas atitudes, as nossas palavras, as nossas decisões, que dizemos aos outros quem Ele é.

Pedro, aquém o Espírito Santo revelara a verdadeira natureza de Jesus, não hesita em responder-Lhe: «Tu és o Filho de Deus». Afirmação que repetimos no Credo – quantas vezes por rotina?  E resume a nossa fé. Ultrapassado os limites da inteligência, e abrindo-nos à revelação do Pai, reconhecemos em Cristo o Deus vivo, que veio até nós. Verdadeiramente Deus, Ele é ao mesmo tempo plenamente homem: a natureza humana – em nós, frágil e imperfeita – é em Jesus elevada à perfeição e isenta de toda a mancha do pecado e do mal. E assim, dando-Se a cada um, através da fé, Jesus mostra-nos quem é o homem. Só em Cristo somos capazes de compreender a dignidade e avaliar o valor de uma vida humana. Só na medida em que avançamos no conhecimento de Cristo – imagem viva do Pai – nos vamos conhecendo a nós mesmos; «incorporados» n’Ele pelo batismo, participamos para sempre na Sua natureza divina: somos de facto, em Cristo filhos de Deus.

Mas a fé em Jesus – verdadeiramente Deus e plenamente homem – é muito mais que uma verdade que se aprende. É uma experiência que se vive, quando nos abrimos à ação do Espírito, deixando-nos conduzir por Ele: uma experiência de alegria plena, porque sabemos que, aconteça o que acontecer na nossa vida, Jesus nunca nos abandona, mas caminha ao nosso lado; uma experiência de paz, a paz interior que só a Sua presença comunica, e nada no mundo pode destruir; uma experiência de perdão, o perdão que Deus nos oferece, para que o ofereçamos também, a cada homem, nosso irmão.

Esta fé, que experimentamos na vida, tem de ser partilhada; não é possível mantê-la e fortalece-la, desligadas de uma comunidade que o Espírito conduz.

Por isso, não é possível aceitar Jesus, rejeitando a a comunidade que Ele mesmo quis formar para que, animada pelo Espírito Santo, fosse no mundo e ao longo dos tempos, sinal visível da Sua presença invisível.

Vivendo e alimentando a nossa fé em Igreja, cada um de nós é convidado a ser uma «pedra viva» nesta mesma Igreja. Todos somos igualmente responsáveis pela evangelização do mundo em que vivemos. Porque a todos, e a cada um, o Senhor continua a enviar, hoje, para dizer Àqueles que encontramos no nosso caminho – mais com a vida do que com palavras – quem é Jesus.