22 de janeiro de 2023 – Liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum – (Na Diocese do Algarve é a Liturgia de São Vicente)

LEITURA I Is 8, 23b – 9, 3 (9, 1-4)

Leitura do Livro de Isaías

Assim como no tempo passado foi humilhada a terra de Zabulão e de Neftali, também no futuro será coberto de glória o caminho do mar, o Além do Jordão, a Galileia dos gentios. O povo que andava nas trevas viu uma grande luz;
para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz se levantou. Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. Rejubilam na vossa presença, como os que se alegram no tempo da colheita, como exultam os que repartem despojos. Vós quebrastes, como no dia de Madiã, o jugo que pesava sobre o povo, o madeiro que ele tinha sobre os ombros e o bastão do opressor.

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL Sl 26 (27), 1.4.13-14 (R. 1a)

Refrão: O Senhor é minha luz e salvação.

Ou: O Senhor me ilumina e me salva.

O Senhor é minha luz e salvação:
a quem hei de temer?
O Senhor é protetor da minha vida:
de quem hei de ter medo?

 

Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio:
habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida,
para gozar da suavidade do Senhor
e visitar o seu santuário.

 

Espero vir a contemplar a bondade do Senhor
na terra dos vivos.
Confia no Senhor, sê forte.
Tem coragem e confia no Senhor.

 

LEITURA II 1Cor 1, 10-13.17

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos:
Rogo-vos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma linguagem e que não haja divisões entre vós, permanecendo bem unidos, no mesmo pensar e no mesmo agir. Eu soube, meus irmãos, pela gente de Cloé, que há divisões entre vós, que há entre vós quem diga: «Eu sou de Paulo», «eu de Apolo», «eu de Pedro», «eu de Cristo». Estará Cristo dividido? Porventura Paulo foi crucificado por vós? Foi em nome de Paulo que recebestes o Batismo? Na verdade, Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o Evangelho; não, porém, com sabedoria de palavras, a fim de não desvirtuar a cruz de Cristo.

Palavra do Senhor.

 

EVANGELHO Forma longa Mt 4, 12-23

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Quando Jesus ouviu dizer que João Batista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou». Desde então, Jesus começou a pregar: «Arrependei-vos, porque está proximo o reino dos Céus». Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me, e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu, a consertar as redes. Jesus chamou-os, e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-n’O. Depois começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

Palavra da salvação

 

REFLEXÃO

1) Jesus começou a pregar

O Papa Francisco determinou que este domingo fosse, em cada ano, o domingo da Palavra de Deus. Todos os domingos vimos à missa para ouvir a Palavra de Jesus mas podemos habituar-nos e não dar conta da maravilha que é poder ouvir a Jesus e enriquecer-nos com os Seus ensinamentos. Eles são luz para a nossa vida e mostram-nos o caminho para sermos felizes cá na terra e podermos alcançar a felicidade plena um dia no céu.

No Evangelho conta-nos S. Mateus que Jesus começou a Sua pregação na Galileia nas margens do Lago de Tiberíades. Diz-nos quais foram as Suas primeiras palavras: arrependei-vos porque o Reino de Deus está próximo. Jesus convida à conversão, ao arrependimento dos pecados, para acolher o Reino de Deus.

A Palavra de Deus mexe com a nossa vida, indica-nos o caminho que devemos seguir. Jesus tem palavras de vida eterna e temos de acolhê-las e acreditar no que nos diz. É pela fé que abrimos o nosso coração aos Seus ensinamentos. Passamos a vida a acreditar nos que nos rodeiam e que muitas vezes se enganam ou nos enganam. Jesus é o único que sabe tudo e nos ensina sempre a verdade.

 Ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14, 6). Ele é a verdade que devemos conhecer. É o Verbo de Deus, a Palavra viva e eterna do Pai. Deus, tendo falado outrora a nossos pais pelos profetas, nestes tempos que são últimos falou-nos por Seu Filho (Heb 1, 1).

Veio dar-nos a conhecer tudo o que o Pai quer para nos salvarmos.

Ele é o caminho. Não só nos ensina o que devemos fazer, como devemos viver, mas Ele próprio nos ensina com o exemplo da Sua vida.

Ele nos enche com a Sua graça para podermos viver como filhos de Deus cá terra. Ele é a fonte da vida, que nos ganhou com o Seu Sangue.

2) Farei de vós pescadores de homens

O Evangelho fala-nos do chamamento dos primeiros discípulos: Pedro e André, Tiago e João, que eram pescadores no Mar da Galileia. Jesus diz-lhes que daí para diante serão pescadores de homens, encarregados de pescarem almas para Deus. Nos Apóstolos quis apoiar a Sua igreja, encarregada de transmitir a Sua Palavra a todos os povos ao longo dos séculos. Jesus ensinou-os durante três anos, deu-lhes o poder de pregar em Seu nome, de guiar as pessoas no cumprimento da vontade de Deus e de comunicar a graça através dos sacramentos.

Disse a Pedro: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não levarão a melhor contra ela (Mt 16, 16). Jesus garante a indefectibilidade da Igreja, não se afastará da verdade, não se deixará vencer pelo demónio. Ela prega a palavra de Deus com autoridade e segurança, porque nela está o Espírito Santo para a guiar na verdade.

O Senhor quis que muitas das coisas que ensinou fossem escritas na Bíblia pelos Apóstolos e seus discípulos, guiados pelo Espírito Santo. As leituras da missa são tiradas da Sagrada Escritura, do Novo e do Antigo Testamento.

Além da proclamação em cada missa devemos ler e meditar a Bíblia em nossa casa. Devemos ler e meditar de modo especial os Santos Evangelhos que nos contam a vida e as palavras de Jesus.

Santo Agostinho, antes da sua conversão, encontrava-se no jardim da sua casa em Milão quando ouviu uma voz de criança que cantava: toma e lê, toma e lê. Pensou que fosse alguma cantilena de crianças, mas não se recordava de alguma vez a ter ouvido. Entrou em casa e abriu a Sagrada Escritura ao acaso e encontrou-se com a frase de S.Paulo: Já é hora de se levantar e despertar do sono(Rom.18, 11).Foi para ele o empurrão decisivo para se converter e receber o baptismo.

3) Unidos no mesmo pensar e no mesmo agir

 S.Paulo lembrava aos cristãos de Corinto: Rogo-vos em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo que faleis todos a mesma linguagem e que não haja divisões entre vós, permanecendo bem unidos no mesmo pensar e no mesmo agir (2ª leit). Nas coisas da fé, naquilo que Jesus ensinou todos temos de manter essa unidade. A Igreja formulou os símbolos da Fé desde os primeiros séculos para evitar confusões e divisões. O Credo, proclamado no Concílio de Niceia, em 325 e completado no de Constantinopla, em 381 resume as verdades principais da fé, que confessamos todos os domingos

É para nós um guia para entender as verdades ensinadas por Jesus e pregadas pela Igreja.

Jesus prometeu o Espírito Santo à Sua Igreja para a guiar na verdade. Deu a Pedro e aos seus sucessores uma garantia de transmitirem a Sua doutrina sem erro. Eu rezei por ti –disse Jesus a Pedro-para que a tua fé não desfaleça e tu confirma os teus irmãos (Lc 22, 32).

Leiamos a Sagrada Escritura, meditemos os Santos Evangelhos, escutemos com atenção a pregação dos bispos e sacerdotes. Estudemos o Catecismo da Igreja Católica que tem a garantia de nos apresentar a doutrina de Jesus.

A Palavra de Deus há-de ser alimento para a nossa vida cristã e luz que ilumina o nosso viver.

Nossa Senhora é para nós modelo. O Evangelho diz que Maria conservava todas aquelas coisas que ouvia e as meditava em Seu coração (cfr Lc 2, 19).

 

ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS 

Irmãos e irmãs:
Oremos a Deus nosso Pai, que chamou o povo que andava nas trevas e quer iluminar todos os homens com a palavra de Cristo, dizendo (ou: cantando), com toda a confiança:

R. Ouvi-nos, Senhor.
Ou: Senhor, nós temos confiança em Vós.
Ou: Senhor, vinde em nosso auxílio.

1. Pela nossa Diocese e suas comunidades,
para que nelas se anuncie aos homens do nosso tempo
o apelo urgente da conversão ao Evangelho,
oremos.

2. Pelos candidatos ao diaconado e ao presbiterado,
para que escutem a voz de Jesus Cristo
e recebam a graça de virem a ser pescadores de homens,
oremos.

3. Por todos os que sofrem e desanimam em toda a terra,
para que o Senhor venha em seu auxílio
e os faça reencontrar a esperança,
oremos.

4. Pelos cristãos leigos da nossa Diocese,
para que saibam abrir-se ao diálogo fraterno
com todas as pessoas que vivem a seu lado,
oremos.

5. Pela nossa assembleia dominical,
para que o Espírito de Deus dirija a nossa vida
e nos faça produzir abundantes frutos de boas obras,
oremos.

(Outras intenções: Oitavário pela unidade dos cristãos; fiéis defuntos …).

 

Senhor, nosso Deus,
que por meio do Evangelho chamais os homens à salvação, livrai-os de todo o mal e fazei-os caminhar para Vós, com inteira liberdade.
Por Cristo Senhor nosso.

Check Also

31 de março de 2024 – Liturgia do Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor – Ano B

LEITURA I At 10, 34a.37-43 Leitura dos Atos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro tomou a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.