22 de janeiro de 2023 – Liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum -Ano A

1) Jesus começou a pregar

O Papa Francisco determinou que este domingo fosse, em cada ano, o domingo da Palavra de Deus. Todos os domingos vimos à missa para ouvir a Palavra de Jesus mas podemos habituar-nos e não dar conta da maravilha que é poder ouvir a Jesus e enriquecer-nos com os Seus ensinamentos. Eles são luz para a nossa vida e mostram-nos o caminho para sermos felizes cá na terra e podermos alcançar a felicidade plena um dia no céu.

No Evangelho conta-nos S.Mateus que Jesus começou a Sua pregação na Galileia nas margens do Lago de Tiberíades. Diz-nos quais foram as Suas primeiras palavras: arrependei-vos porque o Reino de Deus está próximo. Jesus convida à conversão, ao arrependimento dos pecados, para acolher o Reino de Deus.

A Palavra de Deus mexe com a nossa vida, indica-nos o caminho que devemos seguir. Jesus tem palavras de vida eterna e temos de acolhê-las e acreditar no que nos diz. É pela fé que abrimos o nosso coração aos Seus ensinamentos. Passamos a vida a acreditar nos que nos rodeiam e que muitas vezes se enganam ou nos enganam. Jesus é o único que sabe tudo e nos ensina sempre a verdade.

 Ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14, 6). Ele é a verdade que devemos conhecer. É o Verbo de Deus, a Palavra viva e eterna do Pai. Deus, tendo falado outrora a nossos pais pelos profetas, nestes tempos que são últimos falou-nos por Seu Filho (Heb 1, 1).

Veio dar-nos a conhecer tudo o que o Pai quer para nos salvarmos.

Ele é o caminho. Não só nos ensina o que devemos fazer, como devemos viver, mas Ele próprio nos ensina com o exemplo da Sua vida.

Ele nos enche com a Sua graça para podermos viver como filhos de Deus cá terra. Ele é a fonte da vida, que nos ganhou com o Seu Sangue.

 

2) Farei de vós pescadores de homens

O Evangelho fala-nos do chamamento dos primeiros discípulos: Pedro e André, Tiago e João, que eram pescadores no Mar da Galileia. Jesus diz-lhes que daí para diante serão pescadores de homens, encarregados de pescarem almas para Deus. Nos Apóstolos quis apoiar a Sua igreja, encarregada de transmitir a Sua Palavra a todos os povos ao longo dos séculos. Jesus ensinou-os durante três anos, deu-lhes o poder de pregar em Seu nome, de guiar as pessoas no cumprimento da vontade de Deus e de comunicar a graça através dos sacramentos.

Disse a Pedro: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não levarão a melhor contra ela (Mt 16, 16). Jesus garante a indefectibilidade da Igreja, não se afastará da verdade, não se deixará vencer pelo demónio. Ela prega a palavra de Deus com autoridade e segurança, porque nela está o Espírito Santo para a guiar na verdade.

O Senhor quis que muitas das coisas que ensinou fossem escritas na Bíblia pelos Apóstolos e seus discípulos, guiados pelo Espírito Santo. As leituras da missa são tiradas da Sagrada Escritura, do Novo e do Antigo Testamento.

Além da proclamação em cada missa devemos ler e meditar a Bíblia em nossa casa. Devemos ler e meditar de modo especial os Santos Evangelhos que nos contam a vida e as palavras de Jesus.

Santo Agostinho, antes da sua conversão, encontrava-se no jardim da sua casa em Milão quando ouviu uma voz de criança que cantava: toma e lê, toma e lê. Pensou que fosse alguma cantilena de crianças, mas não se recordava de alguma vez a ter ouvido. Entrou em casa e abriu a Sagrada Escritura ao acaso e encontrou-se com a frase de S.Paulo: Já é hora de se levantar e despertar do sono(Rom.18, 11).Foi para ele o empurrão decisivo para se converter e receber o baptismo.

 

3) Unidos no mesmo pensar e no mesmo agir

 S.Paulo lembrava aos cristãos de Corinto: Rogo-vos em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo que faleis todos a mesma linguagem e que não haja divisões entre vós, permanecendo bem unidos no mesmo pensar e no mesmo agir (2ª leit). Nas coisas da fé, naquilo que Jesus ensinou todos temos de manter essa unidade. A Igreja formulou os símbolos da Fé desde os primeiros séculos para evitar confusões e divisões. O Credo, proclamado no Concílio de Niceia, em 325 e completado no de Constantinopla, em 381 resume as verdades principais da fé, que confessamos todos os domingos

É para nós um guia para entender as verdades ensinadas por Jesus e pregadas pela Igreja.

Jesus prometeu o Espírito Santo à Sua Igreja para a guiar na verdade. Deu a Pedro e aos seus sucessores uma garantia de transmitirem a Sua doutrina sem erro. Eu rezei por ti –disse Jesus a Pedro-para que a tua fé não desfaleça e tu confirma os teus irmãos (Lc 22, 32).

Leiamos a Sagrada Escritura, meditemos os Santos Evangelhos, escutemos com atenção a pregação dos bispos e sacerdotes. Estudemos o Catecismo da Igreja Católica que tem a garantia de nos apresentar a doutrina de Jesus.

A Palavra de Deus há-de ser alimento para a nossa vida cristã e luz que ilumina o nosso viver.

Nossa Senhora é para nós modelo. O Evangelho diz que Maria conservava todas aquelas coisas que ouvia e as meditava em Seu coração (cfr Lc 2, 19).

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.