Ele é verdadeiramente o sacerdote, o cordeiro e o altar. Deste modo, olhando para esta mesa não vemos tão só a sua materialidade mas reconhecemos quem se quer manifestar através deste sinal. Vemos nela o próprio Jesus Cristo que se oferece em alimento e que convida para a celebração da páscoa semanal.
Caros cristãos, o altar, sinal da presença de Jesus Cristo, é uma chamada para a participação na Eucaristia dominical na qual se celebra a vida nova de Jesus Ressuscitado, que alimenta a fé, orienta a esperança e fortalece a caridade.
À volta do altar se reúne a comunidade cristã. Deste modo o altar torna-se apelo constante a promover a comunidade cristã de modo que cada cristão dela se sinta membro integrante e participativo e assuma como condição de vida a partilha dos seus dons e carismas com os seus irmãos.
Mas o altar que alimenta a comunidade cristã com o corpo e sangue de Jesus Cristo, torna-se convite para a missão no meio do mundo, capacitando cada cristão e sobretudo cada grupo e cada movimento a ser fermento de uma nova humanidade através do testemunho do Evangelho.