20 de fevereiro de 2000| 20 de fevereiro de 2021- 21 anos de Ordenação dos primeiros Diáconos permanentes

Foi no ano jubilar de 2000 que, a 20 de fevereiro, D. Manuel Madureira Dias, então bispo do Algarve (atual bispo emérito), ordenou na igreja de São Luís de Faro sete homens casados no primeiro grau do sacramento da ordem.

A esse grupo seguiu-se a ordenação do diácono Albino Martins em 2012 e mais recentemente, em junho do ano passado, mais quatro diáconos: António Valério Costa, João Pontes dos Santos, João Chaves dos Santos e Nuno Francisco. Atualmente, a diocese algarvia conta com 10 diáconos permanentes, uma vez que do primeiro grupo faleceu em 2015 o diácono Joaquim Mendes Marques, antigo diretor do Folha do Domingo, e outro deixou o ministério.