2 de junho de 2019 – Solenidade da Ascensão do Senhor – Ano C

LEITURA I – Actos 1,1-11

Leitura dos Actos dos Apóstolos
No meu primeiro livro, ó Teófilo,narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao dia em que foi elevado ao Céu, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera. Foi também a eles que, depois da sua paixão, Se apresentou vivo com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando-lhes do reino de Deus. Um dia em que estava com eles à mesa,
mandou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, «da Qual – disse Ele – Me ouvistes falar. Na verdade, João baptizou com água; vós, porém, sereis baptizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias». Aqueles que se tinham reunido começaram a perguntar: «Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?» Ele respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade; mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra». Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos. E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram-se-lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu».

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 46 (47)

Refrão 1: Por entre aclamações e ao som da trombeta, ergue-Se Deus, o Senhor.

Refrão 2: Ergue-Se Deus, o Senhor, em júbilo e ao som da trombeta.

 

Povos todos, batei palmas,
aclamai a Deus com brados de alegria,
porque o Senhor, o Altíssimo, é terrível,
o Rei soberano de toda a terra.

Deus subiu entre aclamações,
o Senhor subiu ao som da trombeta.
Cantai hinos a Deus, cantai,
cantai hinos ao nosso Rei, cantai.

Deus é Rei do universo:
cantai os hinos mais belos.
Deus reina sobre os povos,
Deus está sentado no seu trono sagrado.

 

LEITURA II – Ef 1,17-23

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios
Irmãos: O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de luz
para O conhecerdes plenamente e ilumine os olhos do vosso coração, para compreenderdes a esperança a que fostes chamados, os tesouros de glória da sua herança entre os santos e a incomensurável grandeza do seu poder para nós os crentes. Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo, que Ele ressuscitou dos mortos e colocou à sua direita nos Céus, acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania, acima de todo o nome que é pronunciado, não só neste mundo, mas também no mundo que há-de vir. Tudo submeteu aos seus pés e pô-l’O acima de todas as coisas como Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude d’Aquele que preenche tudo em todos.

Palavra do Senhor.

 

EVANGELHO – Lc 24,46-53

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados
a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas disso. Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos com a força do alto». Depois Jesus levou os discípulos até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava,
afastou-Se deles e foi elevado ao Céu. Eles prostraram-se diante de Jesus, e depois voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.

Palavra da Salvação.

Reflexão:

Quarenta dias depois da Sua Ressurreição gloriosa, Jesus subiu triunfalmente ao Céu, depois de ter prometido aos Seus que, apesar de ir para junto do Pai, ficaria sempre connosco.
Enviou-os a evangelizar o mundo, mas recomendou-lhes que não começassem a fazê-lo sem terem recebido o Espírito Santo.

1. A Ascensão de Jesus, nossa Esperança

a) Verdade da nossa Fé. «No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado ao Céu, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera.»
A Ascensão de Jesus – ao mesmo tempo que é um acontecimento histórico testemunhado por cerca de quinhentos discípulos – é uma verdade da nossa fé.
Ensina-nos o Catecismo da Igreja Católica: «Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus» (Mc 16, 19). O corpo de Cristo foi glorificado desde o momento da sua ressurreição, como o provam as propriedades novas e sobrenaturais de que, a partir de então, ele goza permanentemente (Cf. Lc 24. 31; Jo 20, 19.26). Mas, durante os quarenta dias em que vai comer e beber familiarmente com os discípulos (Cf. Act 10, 41) e instruí-los sobre o Reino (Cf. Act 1, 3), a sua glória fica ainda velada sob as aparências duma humanidade normal (Cf. Mc 16, 12; Lc 24. 15; Jo 20, 14-15; 21, 4). A última aparição de Jesus termina com a entrada irreversível da sua humanidade na glória divina, simbolizada pela nuvem (Cf. Act 1, 9; também Lc 9. 34-35; Ex 13, 22) e pelo céu (Cf. Lc 24, 51). onde a partir de então, está sentado à direita de Deus (Cf. Mc 16, 19; Act 2, 33; 7. 56: também Sl 110, 1). Só de modo absolutamente excepcional e único é que Se mostrará a Paulo, «como a um aborto» (1 Cor 15, 8), numa última aparição que o constitui Apóstolo (Cf. 1 Cor 9, 1: Gl 1, 16). (CIC, n.º 659).
Durante quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus apareceu várias vezes aos Apóstolos, para os confirmar na fé da Ressurreição.
Depois convocou-os para o Jardim das Oliveiras – muito perto do lugar onde agonizou na noite de Quinta-Feira Santa – e elevou-se à vista de Maria, dos Apóstolos e de muitos discípulos. A tradição venera o lugar onde começou a elevar-se, até que uma nuvem – símbolo da fé – O ocultou aos olhares dos presentes.
Sendo uma verdade de fé, a Ascensão de Jesus é também o motivo da nossa Esperança: pela misericórdia do Senhor, seguiremos este mesmo caminho até ao Céu.

b) Entrega-nos ao Espírito Santo. «Um dia em que estava com eles à mesa, mandou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, «do Qual disse Ele Me ouvistes falar.»
Antes de subir ao Céu, Jesus faz uma recomendação muito importante aos Apóstolos: que não começassem a evangelizar o mundo antes de receberem “o Prometido do Pai”, isto é, o Espírito Santo.
Recomenda-nos também a nós que não tentemos ajudar os outros no caminho da Salvação sem procurarmos a ajuda do Espírito Santo.

c) Faz-nos Suas testemunhas. «e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra.»
Com a Ascensão aos Céu, Jesus não termina a Sua actuação no mundo. Vai continuá-la agora na Igreja, por meio de cada um de nós. Seremos os Seus pés que procuram os desencaminhados; a Sua voz que proclama a Verdade e chama a todos aos caminhos da salvação; as Suas mãos que abençoam e acariciam; e os Seus olhos que procuram os que sofrem e se desencaminharam.
Ele quer aparecer com o nosso rosto diante do mundo, para continuar a ajudar todas as pessoas.
Isto mesmo parece quererem dizer os dois anjos quando procuram despertar os Apóstolos do sonho, quando olham para a nuvem que ocultou Jesus aos seus olhos. Talvez estivessem à espera de que Jesus se arrependesse e voltasse atrás: «E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram se lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: “Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu”».
É como lhes dissessem: “De que estais à espera? Agora é a vossa hora de evangelizar! O Mestre virá depois para vos dar uma recompensa.”
O cristão é o homem a quem Deus confiou a salvação de todos os outros homens. (Santo Ambrósio).
Nesta evangelização do mundo desempenham um papel importante os Meios de Comunicação Social. Eles são tudo aquilo de que as pessoas se servem para comunicar com os outros: palavras, gestos, e sinais, entre os quais alcançou muita importância a escrita.
Antes quase só havia as mensagens escritas no barro, na pedra, no bronze ou no papel.
Nos nossos dias ganharam especial relevo outras formas de comunicar. O Santo Padre chama a atenção para a importância das redes sociais. Inventou-se o telefone nas suas diversas variantes, a rádio, a televisão que transmite som e a imagem e, ultimamente, a internet, na qual ganharam relevo as redes sociais onde as pessoas se encontram e permutam conhecimentos.
Temos de pôr ao serviço da Evangelização estas maravilhas da técnica.

2. O caminho do Céu
a) Conversão pessoal. «Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram n’O; mas alguns ainda duvidaram.»
Ao contemplar Jesus Cristo que sobre glorioso e triunfante ao Céu, depois de ter vencido a morte e o pecado, enchemo-nos de saudade – porque deixamos de o ver até depois da nossa morte – e de desejos de O acompanhar.
Ele ensina-nos o caminho do Céu e convida-nos a segui-l’O, para participar da Sua felicidade e glória.
O primeiro passo que temos de dar é convertermo-nos, acertar a nossa vida pelos Mandamentos da Sua Lei.
Antes de anunciar aos outros a salvação em Jesus, é preciso acolhê-la na vida. O trabalho da nossa conversão é contínuo e só acaba no fim da vida terrena.
É necessária a coerência de vida: fazer e ensinar, como fez Jesus na Sua vida terrena.
Um santo dos nossos dias afirmava, referindo-se às virtudes, sacrifícios e práticas de penitência: “Nunca peço às pessoas para fazerem alguma coisa que eu não tenha feito.”
No Reino de Deus soa a moeda falsa dizer: “Olhai para o que eu digo e não olheis para o que eu faço.” Temos de fazer um esforço generoso para praticar aquilo mesmo que recomendamos, de outro modo, o que dizemos, soa a hipocrisia.
Também não estamos à espera de sermos santos para começar a dar bons conselhos. O importante é podermos dizer com verdade: “Eu também luto, também me esforço, também me custa e nem sempre venço, mas procuro ser fiel a Deus.

b) Comprometer-se no apostolado. «Jesus aproximou-Se e disse lhes: “Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando as a cumprir tudo o que vos mandei.”»
Jesus Cristo continua, na Igreja, a Sua missão de Salvador, e quanto houver homens sobre a terra.
Mas a Igreja, na realidade, é constituída por cada um de nós. Repousa, portanto, sobre os nossos ombros a responsabilidade de ajudar todas as pessoas a salvar-se.
• Não vivemos isolados. Participamos da vida de uma família e dum grupo de trabalho profissional. Vivemos em comunhão de interesses com muitas pessoas e estabelecemos com elas laços de amizade.

Oração Universal ou dos Fiéis

Caríssimos fiéis:
No dia em que o Senhor Jesus subiu ao Céu, invoquemos a sua intercessão pelos homens e mulheres do mundo inteiro, dizendo (ou: cantando), com alegria:

R. Cristo, elevado ao Céu, ouvi-nos.
Ou: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.
Ou: Mediador dos homens, escutai-nos.

1. Pelos pastores da Igreja enviados por Jesus
a anunciar o Evangelho em toda a parte,
para que vivam animados pelo Espírito Santo,
oremos, irmãos.

2. Pelos que buscam a Deus olhando o Céu,
para que O reconheçam também na terra
nos mais pobres e nos que choram ou estão sós,
oremos, irmãos.

3. Pelos homens que não conhecem a Cristo,
para que a luz da fé os ilumine
e recebam o Baptismo no Espírito Santo,
oremos, irmãos.

4. Pelos esposos cristãos e pelos seus lares,
para que sejam um sinal do amor de Deus
e uma escola do Evangelho para seus filhos,
oremos, irmãos.

5. Por todos nós aqui reunidos em assembleia,
para que Jesus nos chame um dia a contemplar
a glória eterna do Pai onde Ele habita,
oremos, irmãos.

(Outras intenções: meios de comunicação social; jornalistas …).

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, escutai as nossas súplicas, e fazei-nos desejar as moradas eternas,
onde viveis e intercedeis por nós. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

Check Also

10 de março de 2024 – Liturgia do 4º Domingo da Quaresma – Ano B

LEITURA I 2Cr 36, 14-16.19-23 Leitura do Segundo Livro das Crónicas Naqueles dias, todos os …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.