19 de janeiro de 2020 2º Domingo do Tempo Comum – Ano A

A maior grandeza do homem é ser filho de Deus, nosso Pai.
Hoje somos convidados a cantar as glórias de Deus; toda a Terra é convidada a adorar o Senhor.
Adorar é pôr Deus acima de tudo e de todos.

São João Baptista foi escolhido por Deus para apresentar Jesus ao povo e prepará-lo para a Sua vinda ao mundo.
As multidões perguntavam a João: «Que havemos de fazer?» Ele, respondia-lhes: «Arrependei-vos. Quem tem duas túnicas reparta com aquele que não tem. Quem tem mantimentos proceda da mesma forma. Não useis de violência com ninguém nem denuncieis injustamente; contentai-vos com o vosso salário».
Era um convite à conversão. E, não só, pois o povo que o ouvia, dava uma volta à vida, libertava-se, dava do que possuía, perdoava, amava os outros que até então odiava. E, assim se preparava para receber o Messias e ser batizado no Espírito Santo.
Hoje, como então, a primeira atitude de alguém que procura Deus é a conversão. E conversão é uma mudança de vida. É deixar o que está mal, em nós: abundância, injustiças, ódios, violências, denúncias, injurias, faltas de amor.
Somos pecadores… mas este não é o pior mal.
São João Baptista anuncia-nos: «Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo».
Vamos então recorrer ao Cordeiro de Deus para que o nosso pecado seja purificado no sangue do Cordeiro que é o Filho de Deus – Jesus Cristo.
A obra da salvação está em Jesus Cristo. Pela Sua Paixão e Morte na Cruz ganhou para a humanidade o perdão dos pecados.
Pela Sua Ressurreição Se tornou capaz de enviar sobre a humanidade o Espírito Santo, aquela força divina que santifica, que dá ao homem a força para pecar sempre menos, para vencer as tentações e conquistar a santidade. Estes frutos da morte e ressurreição de Jesus Cristo são-nos comunicados no Batismo e em todos os outros sacramentos sempre que os recebemos com verdadeiro espírito de fé recebemos por eles o perdão dos pecados e a força para progredir no caminho de santidade cristã. Cristo realizou plenamente a vontade do Pai. Trabalhou para a vinda do Reino de Deus.
Trouxe a salvação para todos os homens: ensinou-nos o caminho da felicidade, da alegria num sentido pleno; isto é, descobrindo que Deus nos ama e numa certeza de que está sempre connosco; tudo o que nos acontece de bom ou de menos bom tem de ser aceite como dádiva de amor.
Quando realmente soubermos cumprir a missão que Deus espera de cada um de nós, realizaremos com Jesus Cristo, nosso Senhor, a obra de salvação e de libertação.