15 de janeiro de 2020 (quarta-feira) Audiência Geral do Papa Francisco

Com a chegada de Paulo a Roma, termina a narrativa dos Atos dos Apóstolos; e não acaba com o martírio de Paulo, mas referindo uma abundante sementeira da Boa Nova, feita «com o maior desassombro e sem impedimento». De certo modo, esta conclusão contém e recapitula todo o dinamismo da Palavra de Deus: uma Palavra irrefreável na sua corrida para levar a salvação a todos. Na verdade, Lucas consagrara este livro à apresentação do caminho do Evangelho pelo mundo: o seu caminho tivera início em Jerusalém e vemo-lo agora chegar a Roma, donde poderá partir para novos horizontes, conforme os desígnios de Deus. As numerosas tribulações de Paulo não debilitaram o vigor da Palavra; antes pelo contrário, o barro frágil do Apóstolo serviu para pôr ainda em maior realce o tesouro da Boa Nova de Jesus, mostrando que a condução dos acontecimentos não pertence aos homens, mas ao Espírito Santo que torna fecunda a ação missionária da Igreja. No final deste percurso que nos permitiu seguir, juntos, a corrida do Evangelho pelo mundo, peçamos ao Espírito Santo que reavive em cada um de nós a vocação de evangelizadores felizes e corajosos; que nos torne capazes, como Paulo em Roma, de impregnar as nossas casas de Evangelho, fazendo delas cenáculos de fraternidade, onde acolhamos Cristo vivo que não cessa de vir ao nosso encontro em cada homem e em cada tempo.

De coração, saúdo os peregrinos brasileiros da paróquia de Nossa Senhora da Salete, os grupos de salesianos de São Paulo e de focolares e todos os presentes de língua portuguesa. Sede bem-vindos! Que nada vos impeça de viver e crescer na amizade do Senhor Jesus, e testemunhar a todos a sua grande bondade e misericórdia! Desça generosamente a sua Bênção sobre vós e vossas famílias.

Fonte: http://w2.vatican.va