16 de julho de 2019 – Nossa Senhora do Carmo

Hoje, celebramos a festa de Nossa Senhora do Carmo. A Virgem Maria foi escolhida, desde toda a eternidade, para ser a Mãe de Jesus. Na Anunciação, Maria respondeu ao Anjo: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” Como ela, nós queremos fazer a vontade do Pai celeste, para pertencermos à família de Jesus. “Quem fizer a vontade de meu Pai, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” Mat 12, 50.

Maria Mãe de Jesus e nossa Mãe

Pelo mistério da Encarnação Jesus entrou no mundo, teve uma verdadeira família com laços de sangue, viveu na Palestina e aprendeu a cultura judaica. Sua Mãe chama-se Maria e o Evangelho fala-nos dos irmãos de Jesus: “Quem é Minha Mãe? Quem são os Meus irmãos?” Jesus ama a Sua família. Jesus ama-nos e pediu: O que vos mando é que vos ameis uns aos outros. Deu –nos o Exemplo: “Amou-nos até ao fim.” Podemos contemplar com os olhos da alma o Coração de Jesus cheio de um amor delicado e forte para com Sua Mãe. Mas quando lhe dizem que sua mãe O procura, Jesus olha para os discípulos que o rodeiam e estende as mãos sobre eles. Imaginemos Jesus estendendo a mão sobre os discípulos num gesto cheio de solenidade. Jesus ensina-nos que todos os Seus discípulos de todos os tempos, que O escutam e que O seguem, fazem parte da Sua família: somos seus irmãos. Os laços de sangue, por mais importantes que sejam, não são os mais decisivos no Reino de Deus. Pela fé em Jesus nasce uma nova família composta por milhões de irmãos em todo o mundo. O principal distintivo dos discípulos de Jesus “é fazer a Vontade de Deus Pai.” Entramos na família de Jesus quando estamos em comunhão com Deus e com um número incontável de irmãos e irmãs existentes em toda a terra.
A Virgem Maria, que fez a Vontade de Deus com toda a perfeição, é Mãe de Jesus e nossa Mãe.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.