15 de fevereiro de 2015- 6º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Nos últimos domingos temos vindo a ler S. Marcos que nos conta o ministério de Jesus na Galileia. A ação apostólica, o poder e as curas realizadas por Jesus, sua vida e na ida à sinagoga de Cafarnaum. Eis o poder, a bondade e a liberdade de Jesus em relação à Lei. E a proposta de uma opção séria e decidida de modo a ajudar-nos a tirar proveito desta celebração em que temos Jesus connosco. Ele está no meio de nós. Possa cada um viver com maior intensidade a graça deste encontro e banquete divino, e a nossa missa torna-se uma fonte de alegria e de esperança.

Missão salvadora

A realidade mostra-se nos um mundo tocado por sombras, perigos e doenças que ferem e fazem sofrer. A dor acompanha a humanidade no decurso da história. Na Bíblia o mal físico, a doença e a lepra esperam um libertador. Esse libertador é anunciado como o Messias. Quando Jesus começa a pregar o Reino vem como o Messias anunciado e os evangelistas salientam essa circunstância. Jesus vem e prova o seu poder sobre as doenças, a lepra e o pecado de que Ele quer salvar o homem. O evangelista realça o poder divino de Jesus, a sua bondade e a sua atenção aos que sofrem como no caso do leproso que se aproxima do divino Taumaturgo. Jesus deixa-se tocar pelo leproso e este fica curado e vai anunciar o que lhe aconteceu e a missão salvadora de Jesus é divulgada por toda a parte.

O passado torna-se atual hoje na nossa vida e na vida dos irmãos para interiorizar a presença de Jesus vivo e atual a propor ao mundo contemporâneo a lançar-se para o futuro que nos espera.

Na Igreja cada cristão é uma profecia do futuro ao receber e anunciar na vida pessoal e comunitária o tesouro da graça. A doença e a lepra é a imagem do pecado que Jesus vem curar, do qual todo o cristão pode purificar-se deixando-se tocar por Jesus, aceitando essa missão salvadora, essa tarefa nobre que ninguém pode deixar para os outros. Ouve-se tantas vezes falar na falta de colaboradores nas tarefas da Igreja. Talvez a razão é a falta de fé e de coragem, ao contrário do leproso que se aproximou de Jesus. Há muito respeito humano, mesmo a encobrir virtudes e qualidades bem nobres de tantos cristãos. É preciso não ter medo, difundir por toda a parte os dons de Deus, sentir e mostrar a alegria de pertencer ao povo de Deus, a Igreja dos nossos dias, da nossa vida, a nossa Igreja do tempo em que vivemos. A missão do Salvador continua.

A doença espiritual

As realidades físicas, sensíveis aos sentidos, referidas nos livros santos, particularmente na 1.ª leitura e no Evangelho de hoje, são imagem de realidades espirituais mais profundas. O pecado é a maior doença espiritual. A vida em Deus e para Deus é muitas vezes dificultada pelo pecado. Urge falar de pecado nas suas diversas vertentes, sempre como desobediência a Deus e atentado à dignidade humana. Os mandamentos e a consciência tornam-se norma de vida quando o cristão bem esclarecido e de boa vontade quer escutar Deus. Não foge d’Ele e segue as exortações que lhe são dirigidas, quer pela própria consciência, quer pelas exortações da Igreja, quer pela leitura atenta dos Livros Santos e a escuta desta mensagem hoje apresentada a toda assembleia cristã.

A vida corporal é sustentada pelo alimento material. A vida espiritual deve ser alimentada por Cristo e todos os seus dons. A oração e louvor à Santíssima Trindade, a reconciliação permanente ao amor de Deus, que tendo criado o mundo e o homem, vem ter connosco na pessoa de seu Filho vivo e ressuscitado no meio de nós aqui e agora, na vida de cada um a realizar o seu ministério, a curar da doença espiritual que nos ameaça. Com Ele a força e a vida que purifica do pecado e vence toda a doença espiritual que nos aflige.

O poder divino

A lepra é considerada como uma impureza que isola da comunidade. Jesus mostra que este sistema de exclusão esmaga as pessoas e pelo seu gesto e poder divino, pela sua palavra soberana purifica o leproso e reintegra-o na sociedade. Ele envia o leproso aos sacerdotes, não para cumprir prescrições de ritual dos judeus, mas para confirmar a sua reinserção. Sobretudo manifesta o seu poder divino. Esta passagem do Evangelho realça algumas atitudes de Jesus: Compadecido, estendeu a mão… e curou-o. A recusa de Jesus em relação à publicidade da cura não é que Jesus se queira esconder. Ele quer dar tempo a que os circunstantes se apercebam do seu poder divino e da sua misericórdia para com os humildes.

De resto não são os gestos rituais e formais que têm valor diante de Cristo, mas a decisão humilde e confiante do leproso que faz Jesus compadecer-se e responder ao seu pedido. A purificação ritual pode não corresponder à purificação do coração se não é verdadeira e sincera. É o sentido da grandeza e santidade de Deus que converte e purifica o homem.

Paulo recomenda-nos na 2.ª leitura: Fazei tudo para glória de Deus.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.