15 de agosto de 2022 – Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria

A luta de morte de um dragão contra uma mulher indefesa

A cena que ouvimos descrever na primeira leitura, tirada do Livro do Apocalipse, é-nos apresentada por dois sinais. O primeiro é “uma mulher, vestida de Sol, com a Lua debaixo dos pés e coroada de doze estrelas”. O segundo é um “grande dragão cor de fogo” dotado de uma força espantosa, simbolizado pelas sete cabeças e dez chifres e com uma grande cauda capaz de arrastar um terço das estrelas do céu. A mulher estava para ser mãe e teve um filho varão.

A mulher será subjugada, mas Deus intervém: pega no menino e leva-o para junto de si, enquanto a mulher procura refúgio no deserto.

Quem são os três personagens: a mulher, o dragão e o menino recém nascido?

Temos de atender a que o autor do Apocalipse escreve por volta do final do século I, num tempo difícil para as comunidades da Ásia Menor onde ele vive. Escreve de modo a não ser entendido pelos leitores não acostumados às imagens e à simbologia do Antigo Testamento, mas perfeitamente descodificada pelos cristãos perseguidos, a quem ele se dirige.

O “menino” é Cristo “que está destinado a governar as nações”. Quem conhece o Antigo Testamento sabe que “a mulher” representa Israel, povo referenciado pelas doze estrelas (as doze tribos). O Sol indica a glória divina de que foi coberto este povo. A Lua era o deus adorado pelos povos do Médio Oriente, inimigos de Israel. Este deus – símbolo do mal – é vencido e esmagado pelo povo dos santos. A mãe da qual nasceu o “menino”, o Messias, é a mulher-Israel.

O “dragão cor de fogo” simboliza o mal, as forças contrárias à salvação, inimigas de Deus e do seu desígnio de amor. Estas forças atiram-se contra o “Messias” desde o dia do seu nascimento, que não representa o menino nascido em Belém, mas O do dia de Páscoa em que Jesus de Nazaré, saindo do sepulcro, foi revelado como Cristo, como Messias. O “dragão”, atingido mortalmente no dia de Páscoa foi definitivamente derrotado. A mulher que foge e procura refúgio no deserto é a Igreja, a comunidade dos discípulos que não cede às adulações e à força do dragão.

Todos os textos, quer do Antigo quer do Novo Testamento, em que se fala do povo fiel podem ser aplicados a Maria. É dela que nasce o Messias e, portanto, é ela a mulher-Israel, a Arca da Aliança que entrou no templo de Deus. De igual modo é a irmã que vive os dramas de toda a comunidade cristã, que acompanha os irmãos na fé nos momentos difíceis da tentação, do desencorajamento, da luta contra o mal.

O canto final “agora chegou a salvação” é um convite à esperança, porque apesar das aparências do enorme poder que têm as forças do mal, a morte, o dragão, já foi derrotado e incapacitado de fazer mal devido ao poder de Cristo, vencedor da morte.

 

A vitória da morte transformada em vida definitiva

Nós somos crentes, todavia temos medo da morte. A morte não nos apanha no fim dos nossos dias sobre a terra. Ela é uma experiência vivida em cada momento. A doença, a dor, a desilusão, a solidão, o abandono, o desespero, a deficiência são situações que impedem de viver plenamente. São formas de morte!

Recordam-se da jovem holandesa de 17 anos, Noa Pothoven, que depois de ter sido vítima de assédio aos 11 anos e de violação aos 14 anos, desenvolveu um quadro de anorexia nervosa e de depressão profunda que nunca conseguiu ultrapassar e motivou o seu desespero? Esta jovem relatou as suas experiências traumáticas e as várias tentativas de suicídio, que a levaram a pedir para ter uma morte assistida.

Na realidade, a vida de cada um de nós é marcada por túmulos: famílias que se desagregam, rutura de relações interpessoais, incapacidade de construir afectos, o rancor, o desejo de vingança, que não nos proporcionam paz, mas são formas de morte. É neste mundo, onde estão presentes sementes de vida e germes de morte, que somos chamados a atingir a maturidade.

Hoje, celebramos a festa daquela que nunca foi derrotada pela morte. Como seu Filho, Maria não procurou fugir à condição humana, não pediu a Deus privilégios nem milagres. Olhou para a realidade deste mundo e soube transformar cada situação de morte numa oportunidade de crescimento e de maturação no amor, até ao dia em que foi transferida para o mundo novo no qual seu Filho foi o primeiro a entrar.

S. Paulo, através da segunda leitura de hoje, ajuda-nos a compreender o significado da vitória de Cristo sobre a morte. Os inimigos de Deus a que Paulo se refere não são os homens, mas aquelas formas de morte com que nos devemos defrontar neste mundo: a fome, a nudez, a doença, a ignorância, a escravidão, o medo, o egoísmo, o pecado.

Quando estas manifestações do mal forem destruídas, quando a construção do reino do Messias for completa e todos os inimigos de Cristo forem vencidos, Cristo entregará ao Pai o seu Reino que durará para toda a eternidade.

Cristo venceu a morte porque no fim da nossa gestação nesta vida, nos faz nascer, introduzindo-nos no mundo de Deus onde só há vida. Ele percorreu antes de todos este caminho. Exaltando as maravilhas operadas pelo Senhor, com Cristo e como Ele sua Mãe, Maria, realizou esta passagem.

 

A exaltação das maravilhas operadas pelo Senhor

Deus realiza acontecimentos maravilhosos servindo-se de instrumentos sem valor aos olhos dos homens. Maria pertence à categoria destes instrumentos débeis, humildes e pobres com os quais Deus opera as suas maravilhas. Através de Maria, Ele realizou o acontecimento mais extraordinário da história: deu aos homens o Seu próprio Filho.

Nós hoje consideramos abençoadas aquelas pessoas que conseguiram enriquecer, aqueles que obtiveram sucesso, aquelas que se tornaram famosas e importantes.

Lucas, no seu Evangelho, com a visitação de Maria a sua prima santa Isabel, pretende apresentar Maria como a nova Arca da Aliança, através de todos os sinais que acompanham esta sua visita: a saudação de Isabel (semelhante à de David quando a arca foi transportada para Jerusalém); o facto de Maria ter permanecido “três meses” em casa de sua prima (como a Arca havia permanecido três meses numa casa da Judeia); o estremecimento do menino no seio de Isabel…

Desde que Deus escolheu fazer-se homem, já não habita em construções de pedra, num templo, num lugar sagrado, mas no ventre de uma mulher, Maria. O filho de Maria é o mesmo Senhor.

Trazer o Senhor dentro de si não é um privilégio reservado a Maria. Cada nossa comunidade, cada um de nós é chamado a ser, como Maria, a “arca da aliança” que nos é confiada para levar o Senhor aos homens. E há um sinal que permite verificar se os cristãos de hoje são “arca da aliança”: é a alegria. Como o Baptista estremece de felicidade e Isabel grita a sua alegria por ter sido visitada pelo Senhor, a presença dos cristãos nos vários ambientes, no trabalho, nas escolas, nos hospitais, nas festas, nos encontros políticos deve ser motivo de alegria e demonstração de coragem em acreditar que se realizarão as promessas feitas por Deus aos construtores da paz, aos não violentos, aos que dão a outra face e não se vingam, a quem dá a vida por amor.

O hino de graças ao Senhor pelas maravilhas de vida que Ele operou, tornou fecundo o ventre de Maria e abriu completamente todos os sepulcros, o de Cristo, de Maria e também os nossos.

Saibamos, pois, ser alegres e transmitir essa alegria a todos aqueles com quem contactarmos.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.