13 de janeiro de 2019 – Festa do Batismo do Senhor

No Evangelho de S. Lucas, que temos para este ano C, o Baptismo de Jesus, que hoje celebramos, aparece como a charneira, ou o eixo, entre a pregação do Baptista e a pregação de Jesus. E também a pregação de Jesus está incluída entre os dois baptismos de Jesus, o de água no Jordão e o de sangue no Calvário.
O Baptismo de Jesus inaugura uma nova relação entre Deus e a humanidade: «a Céu abre-se», não tanto para Jesus, mas verdadeiramente para nós. Assim, o Baptismo de Jesus reveste-se dum profundo valor simbólico, pois representa o nosso baptismo. Pelo carácter baptismal é Deus que passa a apontar-nos: «tu és meu filho muito amado»; e começamos a ser «templos do Espírito Santo».

O ciclo litúrgico do Natal chega hoje ao seu termo. Celebrando fundamentalmente a Incarnação do Verbo, inicia-se com a sua presença visível, no nascimento, e desenvolve-se até culminar na Epifania, isto é, na manifestação deste Verbo incarnado, deste Deus feita homem, de tal modo que todos os povos – o povo de Israel, onde Ele aparece, e todos os outros, os gentios – dêem conta da Sua presença salvadora. O momento mais relevante desta Epifania, desta manifestação, é sem dúvida o baptismo do Senhor, que este dia celebra.

E, antes de mais, gostaria de chamar a atenção de alguém mais desprevenido: este baptismo de Jesus, não é o sacramento do baptismo, que o mesmo Jesus mais tarde instituiria, e com o qual todos nós fomos baptizados, não! O próprio João Baptista – Baptista quer dizer simplesmente «aquele que lava, que dá banho» – faz uma distinção clara entre os dois baptismos; como lemos no Evangelho de hoje: «Eu baptizo-vos com água… Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e em fogo». Este rito, este gesto simbólico de lavar com água era praticado naquele tempo por várias seitas religiosas. Consistia fundamentalmente em mergulhar uma pessoa na água, submergindo-a totalmente, e em tirá-la depois para fora, já completamente lavada. O significado principal deste rito é que toda a vida passada, de pecado, ficou na água, foi levada pela corrente e aquele que saiu da água é um ser novo, como se apenas agora tivesse nascido. Este, o desejo, a prece, daqueles que se faziam lavar, baptizar; mas só Jesus Cristo – o único que tem na terra o poder de perdoar pecados – poderá ligar à água essa força purificadora. E fá-lo, tornando, por Sua vontade, essa água portadora da força do Espírito Santo. Ele próprio dirá a Nicodemos que é preciso «renascer da água e do Espírito Santo». Aí está o baptismo no Fogo do Espírito Santo de que nos fala João Baptista.
Não resisto a citar as palavras com que um escritor do séc. V, S. Máximo de Turim, se refere ao baptismo de Jesus: «Hoje, portanto, o Senhor Jesus veio para ser baptizado e quis que o seu santo corpo fosse lavado nas águas do Jordão. Dirá talvez alguém: «Se era santo, porque quis ser baptizado?» Escuta: Cristo fez-se baptizar, não para ser santificado pelas águas, mas para santificar as águas e para purificar a torrente com o contacto do seu corpo… Quando o Salvador desce à água, toda ela fica limpa para o nosso baptismo e é purificada a fonte, de modo que os povos futuros possam receber a graça baptismal».
Temos aqui relacionado o baptismo de Jesus, com o nosso próprio baptismo.

Mas voltemos ao texto de São Lucas que hoje nos é proposto: «Quando todo o povo recebeu o baptismo, Jesus também foi baptizado e começou a orar.» Reparemos neste pormenor da oração, que só encontramos neste evangelista. O baptismo é uma acção de Cristo, não é um rito mágico: ele só se entende num clima de fé, de comunicação com Deus, de abertura a Deus, de oração, numa palavra. Foi assim o baptismo de Jesus – uma descida às águas, assumindo a condição de criaturas sujeitos ao pecado, a afim de percorrer com elas o caminho que irá levá-los à libertação. E é neste momento de oração que, como diz S. Lucas «o céu se abre» Aqui está a resposta à ânsia do profeta Isaías: «Oh! Se rasgásseis os céus e descêsseis!»
O Espírito de Deus desce mesmo, tornando-se visível em forma de pomba – a ternura, a mansidão, a paz.
E a voz do Pai: «Tu és o meu filho muito amado!»
Na 1.ª leitura, Isaías apresentara-o como «o Meu servo», aqui, na plenitude da Revelação, Ele é o «Filho muito amado».
Tenhamos hoje bem presente a nossa condição de baptizados em Cristo e no fogo do Espírito Santo. E, sobretudo, assumamos corajosamente a responsabilidade que daí decorre: tornar-nos cada vez mais identificados com Aquele cujo Espírito recebemos.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.