12 de agosto de 2018 – 19º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Desde o tempo de Abraão até aos nossos dias, o povo de Deus caminha, movido pela fé, ao Seu encontro e recebe d’Ele o dom da vida.
Como ouvimos há pouco, o profeta Elias, fugindo daqueles que o perseguiam, procurava encontrar Deus e ouvi-l’O no silêncio e no isolamento do deserto. Mas as forças faltaram-lhe, durante a caminhada, e sentiu a tentação de desistir.
Durante quarenta anos, os israelitas, guiados por Moisés, percorreram o deserto para alcançar a Terra que Deus lhes prometera; a Terra que, pela abundância dos dons materiais e pela segurança que oferecia, era para eles sinal de uma vida nova, de homens livres. Também eles sentiam o cansaço e a fome, que os fizeram murmurar contra Moisés; também eles quiseram voltar atrás, quando lhes faltou a esperança.
Mas Deus, atento às necessidades de cada homem, veio em auxílio de Elias, no momento oportuno; acompanhou o povo de Israel quer com a Sua palavra – dirigida a Moisés – quer com o alimento material – a água que fazia nascer do rochedo, e o maná, em cada dia renovado.
Serão estes exemplos, histórias do passado… ou repetir-se-ão nos nossos dias?
Basta olhar um pouco à nossa volta, para nos apercebermos de que muita gente vive cansada e sem esperança. A uns falta o pão e os bens materiais mais essenciais; outros vivem na abundância, e mesmo assim desanimam, porque esqueceram o verdadeiro sentido da vida. São jovens, que não encontram resposta para as suas interrogações e desesperam porque lhes faltam «razões para viver». São adultos – pais e educadores – que desistem de orientar os jovens, num mundo que se transforma rapidamente. É talvez cada um de nós, que ao longo da vida, quebrado pelo peso do trabalho, ou mergulhado nas suas preocupações, sente a tentação do desespero.
Mas, ontem como hoje, Deus acompanha cada homem com o Seu amor de Pai. Ele está presente, a todo o momento esperando por nós, no Pão da Palavra e no Pão da Eucaristia. E nós precisamos de nos alimentar de um e de outro. Precisamos de ouvir Deus que nos fala através de Jesus – lendo e meditando o Evangelho para compreendermos melhor cada um dos Seus gestos e atitudes e para os repetirmos, na vida. Só assim aprenderemos a descobrir o que hoje mais nos falta: os critérios e valores eternos que nos propõe; com eles orientaremos a nossa vida, caminhando ao encontro do Pai; num mundo que, em constante mudança, se vai afastando de Deus.
Mas o Senhor oferece-nos mais do que a Sua Palavra: deixou-nos como alimento o Seu Corpo, que nos transmite a vida, no Pão da Eucaristia. É Ele quem o afirma e por isso acreditamos: «o Pão que hei-de dar é a minha carne; quem comer deste Pão, e beber deste vinho, viverá eternamente.
Como responderemos a este dom de Amor, maravilhoso e gratuito? Saberemos ainda «saborear» este Pão, e encontrar nele a verdadeira força que – sem afastar de nós as preocupações e dificuldades do tempo em que vivemos – nos dá força para as enfrentar, e para as vencer … ou aceitar?
No meio das inquietações e dúvidas que nos cercam, temos uma certeza: Deus ama-nos e caminha connosco; ajuda-nos a recomeçar quando caímos, e restitui-nos a alegria de viver, quando nos aproximamos d’Ele, para receber a Sua vida, na Eucaristia.
Somos felizes, porque conhecemos a razão do nosso caminhar e do nosso viver: Deus que nos criou, prepara-nos uma eternidade feliz. É através da vida que a alcançaremos, se guiados pelo Espírito Santo não rejeitarmos o Pão que nos é oferecido.