12 de abril de 2020- Domingo de Páscoa -«Urbi et Orbi»: Papa reforça apelo a cessar-fogo global e imediato

Francisco recorda conflitos militares e crises humanas, com alerta para a região de Cabo Delgado, Moçambique

Cidade do Vaticano, 12 abr 2020 (Ecclesia) – O Papa reforçou hoje o seu apelo a um cessar-fogo “global e imediato”, que foi deixado também pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e recordou os conflitos militares e crises humanas que afetam a humanidade.

“Este não é tempo para divisões. Cristo, nossa paz, ilumine a quantos têm responsabilidades nos conflitos, para que tenham a coragem de aderir ao apelo a um cessar-fogo global e imediato em todos os cantos do mundo”, disse, desde a Basílica de São Pedro, onde este ano proferiu a sua mensagem pascal, antes da bênção ‘Urbi et Orbi’.

Como fizera horas antes, na Vigília Pascal, Francisco convidou ao fim do fabrico e comércio de armamentos, que envolvem “somas enormes que deveriam ser usadas para cuidar das pessoas e salvar vidas”.

“Pelo contrário, seja o tempo em que finalmente se ponha termo à longa guerra que ensanguentou a Síria, ao conflito no Iémen e às tensões no Iraque, bem como no Líbano. Seja este o tempo em que israelitas e palestinos retomem o diálogo, para encontrar uma solução estável e duradoura que permita a ambos os povos viverem em paz”, apelou.

O Papa recordou a situação nas regiões orientais da Ucrânia e os ataques terroristas perpetrados contra “tantas pessoas inocentes” em vários países da África, com referência especial à região de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

A província moçambicana tem sido alvo de ataques de grupos armados que organizações internacionais classificam como uma ameaça terrorista, tendo registado a morte de pelo menos 350 pessoas e afetando milhares de pessoas, que abandonaram a sua casa em busca de segurança.

Francisco mostrou-se preocupado com a possibilidade de “esquecimento” de outras situações de crise, por causa da pandemia de Covid-19, manifestando solidariedade particular para as populações da Ásia e da África que estão a atravessar “graves crises humanas”.

A intervenção evocou ainda as “inúmeras pessoas refugiadas e deslocadas por causa de guerras, seca e carestia”, os “inúmeros migrantes e refugiados, muitos deles crianças,” que vivem em “condições insuportáveis”, especialmente na Líbia e na fronteira entre a Grécia e a Turquia.

“Não quero esquecer a ilha de Lesbos”, acrescentou.

O Papa rezou para que, na Venezuela, se chegue a “soluções concretas e imediatas, destinadas a permitir a ajuda internacional à população que sofre por causa da grave conjuntura política, socioeconómica e sanitária”.

Francisco lembrou que a pandemia levou, em muitos países, à suspensão das celebrações comunitárias.

“O Senhor não nos deixou sozinhos! Permanecendo unidos na oração, temos a certeza de que Ele colocou sobre nós a sua mão”, disse às comunidades católicas, desejando que deste tempo nasça um “contágio” da esperança, a partir da fé na “vitória do amor sobre a raiz do mal”.

“O Ressuscitado é o Crucificado; e não outra pessoa. Indeléveis no seu corpo glorioso, traz as chagas: feridas que se tornaram frestas de esperança. Para Ele, voltamos o nosso olhar para que sare as feridas da humanidade atribulada”, rezou.

No final da sua mensagem, o pontífice pediu o fim de atitudes de “indiferença, egoísmo, divisão, esquecimento”.

“Com estas reflexões, gostaria de desejar-vos a todos uma Boa Páscoa”, concluiu.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.