11 de junho de 2021 -Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Deus ama-nos e esse amor foi tornado sensível no coração de Jesus Cristo, o Sagrado Coração de Jesus, Deus feito homem, que deixou que o seu coração fosse atravessado pela lança do soldado, a fim de ficar inteiramente aberto para todos nós. Por isso, celebrar o Coração de Jesus, é recordar o amor que Ele nos dedica.

Esse Coração que nos liberta da morte e nos dá a Vida leva-nos a reconhecer as maravilhas de tal amor e a pedir a graça de lhe corresponder com generosidade.

É também um dia em que somos convidados a orar pelos sacerdotes.

O coração de Deus comove-se

O amor de Deus não tem medida. Por isso, ao longo de todos os tempos o Seu infinito amor vem operando maravilhas em favor da humanidade. Os Seus desígnios passam por este amor extraordinário que Ele sente por todos nós. O coração de Deus comove-se!

Na solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus, a Igreja oferece à nossa contemplação este mistério do coração de um Deus que se comove e derrama todo o seu amor sobre a humanidade. Um amor misterioso, que nos textos do Novo Testamento nos é revelado como paixão incomensurável pelo homem. Ele não se rende perante a ingratidão, e nem sequer diante da rejeição do povo que Ele escolheu para si; pelo contrário, com misericórdia infinita, envia ao mundo o seu Filho, o Unigénito, para que assuma sobre si o destino do amor aniquilado a fim de que, derrotando o poder do mal e da morte, possa restituir dignidade de filhos aos seres humanos, que o pecado tornou escravos.

O Coração de Deus que se manifestou no Coração de Seu Filho Jesus é um Coração cheio de amor completamente aberto aos que O acolhem com sinceridade. Se procurarmos recordar a nossa própria história havemos de concluir que está repleta de maravilhas e de inúmeras graças que Ele nos foi concedendo. E a razão é sempre a mesma: Deus ama-nos sem medida.

 

O Coração de Jesus é amor que nos salva

Símbolo de tal amor, o Coração trespassado do Crucificado, vai além da morte no seu lado trespassado por uma lança. A este propósito, a testemunha ocular, o Apóstolo João, afirma: “Um dos soldados perfurou-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água”.

Jesus crucificado e trespassado pela lança, tendo o seu coração aberto, é a imagem do sofrimento assumido por amor e a imagem das vítimas de todos os tempos que nos devem mobilizar para humanizar a vida e garantir a liberdade, a salvação, para os esmagados e oprimidos. O Coração de Jesus é símbolo religioso do humanismo e do Amor levado até às últimas consequências, como nos diz São João: “Tendo amado os seus amou-os até o fim!”. Amor que transforma e exige mudança não pela força mas pela ternura que humaniza e nos compromete. 

No Coração de Jesus está expresso o núcleo essencial do cristianismo, em Cristo foi-nos revelada e comunicada toda a novidade revolucionária do Evangelho: o Amor que nos salva e nos faz viver já na eternidade de Deus. O Coração de Jesus é o Coração Humano de Deus! Amor que transforma e exige mudança não pela força, mas pela ternura que humaniza e nos compromete.

 

E nos convida a sairmos de nós mesmos

 O seu Coração Divino chama o nosso coração; convida-nos a sair de nós mesmos, a abandonar as nossas seguranças humanas para confiar n’Ele e, seguindo o seu exemplo, a fazer de nós mesmos um dom de amor sem reservas.

Se é verdade que o convite de Jesus, a “permanecer no seu amor” é para cada baptizado, na solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus, dia de santificação sacerdotal, tal convite ressoa com maior vigor para os sacerdotes.

Conforme é citado no Catecismo da Igreja Católica: “O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus” Como não recordar com emoção que directamente deste Coração brotou o dom do ministério sacerdotal? Como esquecer que os presbíteros, foram consagrados para servir, humilde e respeitavelmente, o sacerdócio comum dos fiéis? A sua missão é indispensável para a Igreja e para o mundo, que requer plena fidelidade a Cristo e união incessante com Ele. Por isso, somos convidados a rezar pelos sacerdotes.

Este coração aberto de Jesus acentua a perspectiva da admiração, da limpeza, da totalidade, da profundidade do amor e realça que o amor é sempre descanso. Sentir-se amado é ter um lugar de descanso que é o coração de alguém. Amar não é trabalho nem peso. Amar é vida, alegria e paz.

Este Coração aberto de Jesus está sempre pronto a ouvir, a acolher, a abrigar e a fazer descansar todas as canseiras humanas que os homens lhe apresentam, a fim de as pacificar. Deste Coração permanentemente aberto podemos esperar a enormidade do amor, porque o amor de Deus não tem medida. O nosso Deus tem Coração e um Coração completamente aberto.

Repitamos neste dia e sempre a jaculatória que sabemos de cor, isto é, de coração:

“Jesus manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Check Also

OFEREÇO-TE A MINHA TRISTEZA

Há quem, por estar triste, julgue que não presta, menos ainda para se dar a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.