Desde de tempos muito recuados que em nosso país se conservou e fomentou a devoção ao Anjo da Guarda de Portugal.
Esta devoção ganhou especial incremento depois que se divulgou a tríplice aparição do Anjo da Guarda de Portugal aos três Pastorinhos em Fátima.
CADA NAÇÃO TEM UM ANJO DA GUADA
Uma das manifestações do carinho paternal do Senhor por cada um de nós é a existência dos Anjos, muitos dos quais estão ao nosso serviço. Deus ama-nos infinitamente e valemos tanto a Seus olhos que nos confiou a estes magníficos e valiosos companheiros.
OS ANJOS MANIFESTAÇÃO DO AMOR DE DEUS POR NÓS. Nem era de esperar outra coisa, porque, pelo modo como são conduzidas as nações, as pessoas que a elas pertencem ter maior ou menor facilidade de se salvarem, já pela legislação, já pela administração da justiça, pela orientação do ensino, da Comunicação Social, ou pela simples abdicação de toda a autoridade, para já não falar da perseguição aberta aos princípios da moral cristã.
Cada nação é como uma família, solidária, e a experiência prova que há uma entreajuda para o bem ou para o mal.
O ANJO DA GUARDA DE PORTUGAL DEFENDE-NOS DAS ARMADILHAS DE SATANÁS.
A Liturgia da Palavra fala-nos do Arcanjo São Miguel defendendo o Povo de Deus de perigos garantindo, deste modo, a sua subsistência.
É uma verdade de fé a existência de espíritos maus – os demónios – que tentam arrastar-nos à desobediência a Deus.
Como anjos que continuam a ser, embora revoltados perpetuamente contra Deus, possuem uma inteligência muito superior à nossa; a dos homens é discursiva, lenta, racionando, a partir das causas, até aos efeitos e, além disso, muitas verdades permanecem ocultas para ela; a do Anjo é intuitiva, como que penetram dentro da mesma essência das coisas, captando a realidade imediatamente.
SEM A SUA AJUDA, FACILMENTE SERÍAMOS ENGANADOS. Supostas estas verdades, é certo e sabido que, abandonados a nós próprios, seríamos facilmente enganados por estes espíritos do mal, se não contássemos com a ajuda dos Anjos fiéis a Deus, para desmantelar e denunciar estas armadilhas.
A existência de um Anjo ao qual a nossa Pátria está confiada recebeu especial incremento com as aparições do Anjo da Guarda de Portugal aos três Pastorinhos de Fátima, em 1916, preparando a visita de Nossa Senhora.
O Anjo da Guarda de Portugal tem por missão livrar-nos de todas as adversidades (Oração Coleta) e guardar-nos em todos os nossos caminhos (Salmo).
GRATIDÃO PARA COM O ANJO DE PORTUGAL. Vivemos em Portugal histórias recentes de incertezas, desemprego, fome, medo e insegurança. Só no Céu tomaremos um dia conhecimento de quanto ficámos a dever ao Anjo da Guarda de Portugal.
Quando se estudarem serenamente e com isenção as últimas décadas da nossa história, talvez possamos compreender com mais clareza como a mão de Deus nos sustentou amorosamente, servindo-se da missão do Anjo da Guarda de Portugal.