10 de junho de 2015 – Anjo da Guarda de Portugal

Desde tempos muito recuados que em nosso país se conservou e fomentou a devoção ao Anjo da Guarda de Portugal.

Esta devoção ganhou especial incremento depois que se divulgou a tríplice aparição do Anjo da Guarda de Portugal aos Três Pastorinhos de Fátima.

Talvez por isso, Pio XII mandou inserir esta memória no nosso calendário litúrgico.

Passamos muitas vezes pela vida como se nada mais existisse, além do mundo material. Talvez por isso, o nosso viver é tão cheio de materialismo, e não nos recordamos dos Anjos que nos protegem e ajudam.

Cada nação tem um Anjo da Guarda

Uma das manifestações do carinho paternal do Senhor por cada um de nós é a existência dos Anjos, muitos dos quais estão ao nosso serviço. Deus ama-nos infinitamente e valemos tanto a Seus olhos, que nos confiou a estes magníficos e valiosos companheiros. Acreditamos que também cada nação (cfr. Oração Colecta), a semelhança de cada membro da Igreja, tem o seu Anjo.

Os Anjos manifestam o carinho de Deus por nós. Nem era de esperar outra coisa, porque, pelo modo como são conduzidas as nações, as pessoas que a elas pertencem podem ter maior ou menor facilidade em se salvarem, já pela legislação, já pela administração da justiça, pela orientação do ensino, da Comunicação Social, ou pela simples abdicação de toda a autoridade, para já não falar da perseguição aberta aos princípios da moral cristã.

Cada nação é como uma família solidária, e a experiência prova que há uma entreajuda para o bem ou para o mal.

O Anjo da Guarda de Portugal defende-nos das armadilhas de Satanás. A Liturgia da Palavra fala-nos do Arcanjo S. Miguel defendendo o Povo de Deus de perigos garantindo, deste modo, a sua subsistência.

É uma verdade de fé a existência de espíritos maus – os demónios – que tentam arrastar-nos à desobediência a Deus.

Como anjos que continuam a ser, embora revoltados perpetuamente contra Deus, possuem uma inteligência muito superior à nossa; a dos homens é discursiva, lenta, racionando, a partir das causas, até aos efeitos e, além disso, muitas verdades permanecem ocultas para ela; a do Anjo é intuitiva, como que penetra dentro da mesma essência das coisas, captando imediatamente a realidade.

Sem a sua ajuda, facilmente seríamos enganados. Supostas estas verdades, é certo e sabido que, abandonados a nós próprios, seriamos facilmente enganados por estes espíritos do mal, se não contássemos com a ajuda dos Anjos fiéis a Deus, para desmantelar e denunciar estas armadilhas.

A existência de um Anjo ao qual a nossa Pátria está confiada recebeu especial incremento com as aparições do Anjo da Guarda de Portugal aos três Pastorinhos de Fátima, em 1916, preparando a visita de Nossa Senhora.

Trata-se de revelações particulares nas quais ninguém está obrigado a acreditar, mesmo depois da aprovação oficial da mesma Igreja. Mas seria uma imprudência orgulhosa recusar o testemunho de tantas pessoas sensatas.

O Anjo da Guarda de Portugal tem por missão livrar-nos de todas as adversidades (Oração colecta) e guardar-nos em todos os nossos caminhos (Salmo de meditação).

Os Anjos, mensageiros da alegria

A presença dos Anjos, na Sagrada Escritura, inspira sempre confiança e alegria, embora num primeiro momento o encontro com o desconhecido possa causar um certo receio, como aconteceu aos pastores de Belém na noite do nascimento do Salvador.

Não tenhais medo! Por isso, a primeira frase com que os saúdam é a mesma de Jesus em diversas vezes da vida pública (quando, de noite, foi ao encontro dos Apóstolos, caminhando sobre as águas; ou às santas mulheres junto do sepulcro; ou ainda no Cenáculo).

Também Gabriel começou por dizer a Maria, depois de A ter saudado: «Não temas»! Os Anjos são sempre mensageiros da Graça e da Alegria. Estão ao serviço da missão salvadora de Jesus: «nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é o Messias Senhor».

Actuam com humildade. Tão discretos se conduzem na sua acção, que nem damos pela sua ajuda.

Gratidão para com o Anjo de Portugal. Vivemos em Portugal histórias recentes de incertezas, medo e insegurança. Só no Céu tomaremos conhecimento de quanto ficámos a dever ao Anjo da Guarda de Portugal.

Quando se estudarem serenamente e com isenção as últimas décadas da nossa história, talvez possamos compreender com mais clareza como a mão de Deus nos sustentou amorosamente, servindo-se da missão do Anjo da Guarda de Portugal.

Invoquemo-lo contra novos perigos. Hoje volta a estar em perigo a nossa fé e, consequentemente, a nossa salvação. Meios poderosos da técnica espalham a corrupção nos corações.

Além disso, são muitos os que se deixam tentar pelo suborno, e pela desonestidade nos negócios.

Estruturas poderosas espalham a droga, corrompendo e destruindo a nossa juventude que é a promessa do nosso futuro. As famílias sofrem duramente, sem encontrar solução para este doloroso problema.

Neste dia, uma embaixada de crianças de todas as Dioceses do país dirigem-se a Fátima, para recordar e reviver o que se passou ali, em 1916.

Procuremos também, com alma de criança, marcar presença na Loca do Cabeço, e no Poço do Arneiro, para renovarmos a nossa devoção ao Anjo da Guarda de Portugal.