1.º de Maio: Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos denuncia ataques aos direitos laborais

«Saída da crise debita todos os sacrifícios e perdas na conta dos trabalhadores», adverte organização

Lisboa, 26 abr 2016 (Ecclesia) – O Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC) denuncia na sua mensagem para o 1.º de Maio um “projeto” de saída da crise financeira que visa reduzir salários e direitos laborais.

“Em todo o mundo, o capital tem um projeto claro para sair da crise: diminuir os preços de matérias-primas e reduzir os salários e direitos dos trabalhadores a fim de garantir o aumento da sua taxa de lucro”, refere o documento, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Para os responsáveis da organização, que tem como membro a Liga Operária Católica (LOC/MTC), de Portugal, a opção por esta saída da crise “debita todos os sacrifícios e perdas na conta dos trabalhadores”.

Os militantes do movimento apresentam trabalho como “direito humano” e afirmam a sua intenção de lugar pela criação de “trabalho digno” e a “implementação de políticas públicas que restituam todos os direitos dos trabalhadores”.

O MMTC sustenta que o aumento do desemprego e a redução de direitos laborais provocam “maior crise social”.

A crise económica, prossegue a mensagem, desdobra-se noutras crises, como a ambiental e a “crise de valores”.

Falando num “povo trabalhador revoltado”, o MMTC sai em defesa de direitos fundamentais como “terra, teto, trabalho, salário, saúde e educação”.

A nota recorda ainda situações como a crise dos migrantes, deslocados e refugiados, o trabalho escravo, o tráfico de pessoas e a exploração infantil, bem como o “grave acontecimento” das perseguições religiosas contra cristãos.

O MMTC apresenta-se como “um movimento operário, da classe trabalhadora, que procura desta forma entender melhor a vida dos que vivem do seu trabalho”.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.